Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Pessoas julgam personalidade de um estranho com base na forma de seu corpo

As pessoas inferem uma ampla gama de traços de personalidade apenas observando as características físicas de um corpo  - iStock
As pessoas inferem uma ampla gama de traços de personalidade apenas observando as características físicas de um corpo Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

13/11/2018 12h26

Apesar do sábio ditado "não julgue um livro pela capa", é comum fazer suposições sobre a personalidade de alguém com base em traços superficiais, como idade, sexo ou até a forma do corpo. Pelo menos é o que revelou um novo estudo, publicado no periódico Psychological Science.

A equipe de cientistas pediu para que 76 participantes que olhassem 140 modelos realistas de corpos em 3D, metade dos quais eram do sexo masculino e metade do sexo feminino. Os pesquisadores apresentaram 30 traços de personalidade e os participantes tinham que identificar quais tinham mais a ver com cada tipo de corpo.

As características incluem extroversão, amabilidade, minuciosidade, negatividade e abertura à experiência.

VEJA TAMBÉM:

No geral, o estudo descobriu que os participantes associavam modelos corporais maiores com traços negativos de personalidade, como preguiça e descuido. Corpos mais leves, entretanto, foram associados a traços mais positivos, como autoconfiança e entusiasmo.

Os participantes ainda relacionaram traços mais "ativos", como extroversão, irritabilidade e argumentação, com formas do corpo estereotipicamente identificadas com femininas ou masculinas, como formas de "pera" ou ombros largos.

Formas corporais retangulares foram relacionadas com confiabilidade, timidez, confiabilidade e cordialidade, todas características de personalidade mais passivas.

Apesar de prever com precisão como uma pessoa julgaria o tipo de personalidade do modelo, com base em características específicas, o estudo não explica a influência da atratividade ou gênero nesses julgamentos, segundo os autores.

Eles ainda afirmam que, enquanto a tendência de julgar a personalidade de alguém com base em sua forma corporal pode ser universal, a especificidade das conclusões pode ser determinada pela cultura. Isso pode inclusive explicar preconceitos.

"Estereótipos baseados na forma do corpo podem contribuir para a forma como julgamos e interagimos com novos conhecidos e estranhos. Entender esses preconceitos é importante para considerar como formamos as primeiras impressões", diz Ying Hu, da Universidade do Texas, em Dallas, nos Estados Unidos, principal autor do estudo.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube