Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


É errado se pesar todos os dias? Qual é a melhor hora de subir na balança?

O melhor jeito para se pesar é uma vez por semana, pela manhã, em jejum, depois de ir ao banheiro e pelado - iStock
O melhor jeito para se pesar é uma vez por semana, pela manhã, em jejum, depois de ir ao banheiro e pelado Imagem: iStock

Maria Júlia Marques

Do UOL VivaBem, em São Paulo

09/11/2018 04h00

Quando tentamos emagrecer, precisamos fazer da balança a nossa melhor amiga. Afinal, ela será a portadora da boa notícia sempre que os quilos forem eliminados. Muita gente acha que se pesar é um ato simples: subir na balança e aguardar. Mas não é bem assim, existe hora, preparação e até roupa (ou ausência dela) certa para saber quanto você está pesando.

Guia para subir na balança sem medo:

É unanime entre os especialistas que o melhor jeito para se pesar é pela manhã, em jejum, depois de ir ao banheiro e pelado. Sim, tudo isso é importante e explico o porquê.

Antes de tudo, é bom lembrar que ao se pesar você não está só contabilizando gordura, os ponteiros somam tudo que existe no corpo: ossos, músculos, gordura, água, alimentos ingeridos e até cocô. Logo, nem sempre estar mais pesado é estar mais gordo, é preciso analisar o peso como um todo.

VEJA TAMBÉM

Por isso, é bacana se pesar sempre pela manhã, quando você ficou um longo tempo em jejum, os alimentos foram processados, os rins eliminaram as eventuais retenções de líquido e não existe peso extra para influenciar na balança.

"Em cada evacuação eliminamos de 250 g a 450 g de fezes. Então, depois de uma semana de intestino preso você pode ganhar 1,5 kg só de cocô. Dependendo da bexiga, o xixi armazenado pode dar até 500 g de diferença na balança. E, se não fizer jejum, você tem influência do peso de comidas e bebidas que ingeriu", explica Andressa Heimbecher, endocrinologista e colaboradora do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).

Ao longo do dia, o corpo faz diversas "contas" de quanto gastamos, o que ingerimos, além de administrar interferências que muitas vezes nem notamos, mas que fazem a balança oscilar. Por exemplo, ao consumir altas taxas de sódio você facilita a retenção de líquido e fica mais pesado.

Ou seja, pela manhã o peso é mais constante e facilita a comparação e medição de ganhos e perdas, de acordo com Giovanna Carpentieri, endocrinologista doutoranda em endocrinologia com ênfase em Obesidade pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

É uma boa deixar a balança no banheiro mais próximo do seu quarto, assim, antes de começar seu dia você usa o banheiro e já sobe para registrar o peso. Tem mais: "o ideal é ficar pelado ou com o mínimo de roupa possível, já as peças não são leves. "Geralmente, a calça jeans pesa 500 g e os tênis, uns 400 g", comenta Heimbecher. Então, ficar nu ajuda a descobrir seu peso real e nada a mais.

Inclusive, às vezes é por isso que na sua casa você estava tão leve, mas quando se pesa na farmácia fica mais pesado. Aliás, se já se pesou em casa, nada de ficar subindo em qualquer balança que pela rua. Isso só gera confusão: "É bacana ter uma balança fixa e se orientar por ela, criando uma comparação fiel. Aconselho a regular a balança e testar colocando um saquinho de arroz com um quilo e ver se confere", diz Douglas Carignani, gastroenterologista e nutrólogo da Central Nacional Unimed.

Também é importante subir na balança sempre no mesmo lugar, pois a simples mudança no piso já pode dar diferença no peso obtido. E aqui vai uma dica extra: se usar a balança no banheiro, procure deixá-la somente em um "azulejo", pois em diferentes pisos pode haver variações sutis de inclinação, que fazem diferença no resultado.

Se você não consegue se pesar nesses termos, não precisa se desesperar. O importante é manter um padrão na hora de subir na balança, para conseguir acompanhar seu processo de emagrecimento de forma real. Se você só tem acesso a uma balança no médico, tente se pesar por volta do mesmo horário, e com uma roupa parecida, por exemplo.

E é bom se pesar todo dia?

Arte subir na balança/ Emagrecer/ Engordar/ Se pesar - iStock - iStock
É indicado se pesar uma vez por semana e evitar a balança se estiver doente, treinando ou de TPM (Tensão Pré-Menstrual)
Imagem: iStock
Um estudo finlandês mostra que quanto mais a pessoa se pesa, mais em forma ela fica. Os cientistas analisaram 40 obesos durante um ano e notaram que aqueles que subiram na balança diariamente ficaram em média seis dias sem ganhar peso.

Por outro lado, os especialistas não acham necessário criar esse hábito. "Se pesar todo dia é perigoso. Emagrecer é demorado e a falta de resultado imediato gera frustração e desistência da dieta", avalia Carpentieri. Fora que a dificuldade em reduzir os dígitos na balança pode causar ansiedade e levar a pessoa a descontar na comida.

O processo de perda de peso não pode ser aversivo, tem que subir na balança feliz, não por tortura? Andressa Heimbecher, endocrinologista do Hospital das Clínicas da USP.

O conselho é se pesar uma vez por semana. "Uma semana é um bom período para sentir uma diferença mais significativa no pes", diz Carignani.

E é bacana seguir um padrão e subir na balança sempre no mesmo dia —o que preferir. Os médicos indicam a segunda-feira, para tentar fazer você se controlar no fim de semana, ou a quinta-feira, quando você já voltou para a rotina e o corpo se livrou dos abusos de sábado e domingo.

O que pode influenciar meu peso?

Além da comida e das necessidades fisiológicas, outros fatores podem fazer diferença na balança.

Normalmente, quem está querendo perder peso começa a treinar, mas se pesar na academia pode não ser o ideal. Após um treino aeróbico em que transpira bastante você pode perder 1 kg, 2 kg, 3 kg ou mais só de líquido. Já na musculação, caso você não elimine muito suor e beba água, o ponteiro da balança tende a subir.

Também não é interessante avaliar seu peso quando estiver com gripe, resfriados ou diarreias. Isso porque um corpo doente oscila de peso devido ao processo inflamatório e uso de remédios. Se arriscar subir na balança vale se lembrar deste alerta.

E para as mulheres, passar longe da balança na TPM (Tensão Pré-Menstrual) pode vir a calhar. Além de estar mais sensível e mais suscetível a querer comer besteiras, nesse período há aumento de progesterona no corpo, o que pode levar a inchaços e influenciar o peso. Espere até o terceiro dia de menstruação, quando seu organismo já deve estar regulado.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube