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Check-up VivaBem

Aqui boato não tem vez! Esclarecemos o que dizem por aí

Tomar um copo de leite quente ajuda a adormecer?

Checkup Leite
Imagem: Priscila Barbora/VivaBem

Giulia Granchi

Do UOL VivaBem, em São Paulo

07/11/2018 04h00

Tomar um leitinho quente antes de ir para cama tem sido a recomendação de muitas mães, avós e outros entes queridos por gerações --e em diferentes países. Quem já experimentou a tática, garante que ela funciona. Mas como será que o hábito ajuda você naqueles dias em que o sono não vem?

Como o leite quente ajuda a dormir

As bebidas em temperatura quente ou morna tendem a trazer uma sensação de aconchego e segurança, o que pode ser um forte aliado para criar uma atmosfera confortável e que facilita o sono --junto com um quarto organizado e hábitos que facilitam o relaxamento, como desligar os aparelhos eletrônicos. Para muitos, o momento de tomar a bebida quente também tem um valor de memória afetiva, e faz com que a mente entenda que é hora de finalizar as atividades do dia e relaxar para dormir.

O calor ainda tem outro papel importante: facilita processos de digestão e absorção, o que é benéfico para os nutrientes presentes no leite proporcionarem seus benefícios.

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Leite tem substâncias que facilitam o sono?

É comum ouvirmos que o leite auxilia o sono principalmente por ser fonte de triptofano. Realmente, esse aminoácido é usado pelo organismo para produzir a serotonina, substância conhecida por gerar sensação de bem-estar, ajudar a relaxar e atuar no cérebro regulando o sono e outros fatores, como humor e sensibilidade à dor. 

No entanto, a quantidade do nutriente que o alimento fornece é pequena e não dá para garantir que ele gera efeito imediato. Ou seja, não é porque você tomou um copo de leite que seu corpo vai iniciar a produção serotonina e seus olhos vão fechar automaticamente. É o conjunto de vários elementos (como preparar um ambiente relaxante) e o consumo regular de triptofano o que realmente pode fazer a diferença.

Além do leite e derivados (queijo, iogurte), o aminoácido também é encontrado no amendoim, no frango, no ovo, no abacate, na banana entre outros alimentos. 

    Os chás também podem ajudar?

    Assim como o leite, alguns chás possuem substâncias que contribuem para o relaxamento e a redução da ansiedade. A camomila, por exemplo, contém glicina, que exerce um efeito calmante e ajuda a dormir. Os efeitos psicológicos relacionados ao prazer de ingerir o leite quente também funcionam da mesma maneira no caso da preparação com plantas.

    Só tome cuidado para não escolher ervas que contêm cafeína, como o chá-verde, branco e preto. Como você sabe, a substância estimula o sistema nervoso central, deixa você ligado e pode atrapalhar o sono.

    Fontes: Andrea Bottoni, nutrólogo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e mestre em nutrição pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Celso Cukier, nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

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