menu
Topo

Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor

Pigmento encontrado no açaí e na berinjela ajuda a manter saúde do coração

iStock
A substância antocianina, encontrada no açaí e na amora, diminui o risco de doenças cardiovasculares Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

07/11/2018 20h38

A antocianina, um pigmento presente em várias frutas e vegetais, pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares se ingerida em grandes quantidades, de acordo com um novo estudo. A notícia é ótima, uma vez que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças cardiovasculares são "a causa número um de mortes no mundo".

Uma das principais estratégias para reduzir o risco de doenças cardiovasculares é encorajar as pessoas a terem dietas mais saudáveis, de preferência com muitas frutas e vegetais que contêm nutrientes essenciais para cuidar da saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Agora, os cientistas identificaram quais devem ser os queridinhos desse cardápio e divulgaram tudo no jornal científico Critical Reviews in Food Science and Nutrition.

VEJA TAMBÉM:

Os pesquisadores afirmaram que frutas e legumes com cores mais avermelhadas, roxas ou azuladas devem ser prioridade, por contes a tal da antocianina. Para comprar na feira, lembre-se que há um alto nível da substância benéfica no açaí, na amora, framboesa, mirtilo, algumas cerejas e determinadas uvas, além da berinjela, repolho roxo e algumas batatas-doces.

Ao coletar dados de mais de 600 mil pessoas, espalhadas pelos Estados Unidos, Europa e Austrália, a equipe comparou a ingestão de antocianina na dieta com a incidência de doenças cardíacas e eventos cardiovasculares -incluindo acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e mortes relacionadas a doenças cardíacas.

Os resultados mostraram que os indivíduos que ingerem mais antocianina têm um risco 9% menor de desenvolver doença cardíaca coronária, além de risco 8% menor de morte por doença cardíaca, se comparados com quem consome pouca antocianina.

"A evidência tem crescido nos últimos anos para sugerir que estes compostos vegetais naturais podem ser especialmente valiosos para promover a saúde cardiovascular. Nossa análise é a maior e mais abrangente avaliação da associação entre a ingestão de antocianina na dieta e o risco de doença cardiovascular", concluíram os especialistas.

De alguma forma, a conclusão mostra que para cuidar do coração, podemos começar pela lista do supermercado. 

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube