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No supermercado

Um manual para te ajudar a comprar melhor

Escolher feijão começa no mercado: veja como comprá-lo

Thaís Szego

Colaboração para o UOL VivaBem

05/11/2018 04h00

Quando você pensa na alimentação básica do brasileiro, quem está lá? Ele mesmo o feijão. O tipo varia muito com a cidade em que você está: alguns preferem o preto, outros o carioca... Mas não há dúvidas sobre essa preferência, nem sobre a saúde que este alimento traz ao prato.

No entanto, existem ainda mais tipos de feijão e todos trazem benefícios. No entanto, é preciso tomar cuidado com as embalagens e restado dos grãos. Saiba mais sobre como escolher seu feijão no supermercado:

Em relação aos benefícios nutricionais não há muita diferença entre as variedades
Os mais consumidos no Brasil são o carioca, o preto, o branco, o fradinho e o verde. Independentemente do tipo, a leguminosa é uma fonte de carboidratos, proteínas, vitaminas, especialmente as do complexo B, minerais, como ferro, fósforo e magnésio, e fibras, que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, combatem o diabetes e o colesterol alto e aumentam a saciedade. E é interessante fazer uma variação no consumo dos tipos, a fim de trocar sabor e textura.

Cozimento ideal
Ferva o grão cru por 30 minutos na panela aberta. Jogue o líquido fora, adicione água limpa e siga com o cozimento tradicional, mas sem adicionar gordura. Assim, teremos um feijão mais saudável e que não provoca estufamento ou gases.

Cheque o estado dos grãos
Antes de colocar o produto no carrinho, veja se não têm muitos grãos quebrados, com buraquinhos, o que pode indicar a presença de algum inseto, ou com coloração alterada, especialmente para o verde, o que pode ser sinal de que o alimento está embolorado.

A condição da embalagem também conta
Não podem haver furos ou rasgos e isso vale para todos os tipos, os saquinhos, as cartonadas e as latas. Nesse último caso, ela também não pode estar amassada. E em todos eles é indispensável olhar a data de validade.



Informação nutricional

Feijão carioca

  • Porção 100 gramas (quase meia xícara ou 4 colheres de sopa rasas)
  • Valor energético: 76 kcal
  • Proteínas: 4,8 gramas
  • Carboidratos: 13,6 gramas
  • Fibra: 8,5 gramas

Feijão fradinho

  • Porção 100 gramas (quase meia xícara ou 4 colheres de sopa rasas)
  • Valor energético: 78 kcal
  • Proteínas: 5,1 gramas
  • Carboidratos: 13,5 gramas
  • Fibra: 7,5 gramas

Feijão preto

  • Porção 100 gramas (quase meia xícara ou 4 colheres de sopa rasas)
  • Valor energético: 80 kcal
  • Proteínas: 4,5 gramas
  • Carboidratos: 14 gramas
  • Fibra: 8,4 gramas

Feijão branco

  • Porção 100 gramas (quase meia xícara ou 4 colheres de sopa rasas)
  • Valor energético: 80 kcal
  • Proteínas: 6 gramas
  • Carboidratos: 13 gramas
  • Fibra: 7,5 gramas

Fontes: Marilia Regini Nuti, engenheira de alimentos, pesquisadora da empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e Clarissa Casale Doimo, nutricionista de Piracicaba, no interior de São Paulo. 

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