Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Pessoas com níveis de vitamina D mais alto têm maior resistência física

IStock
Imagem: IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

30/10/2018 12h52

Já foi estabelecido pela ciência que a vitamina D é importante para a saúde dos ossos, mas há evidências crescentes de que ela desempenha um papel em outras áreas do corpo, incluindo o coração e os músculos.

Agora, um estudo publicado no periódico científico European Journal of Preventive Cardiology indica os níveis de vitamina D no sangue estão ligados à aptidão cardiorrespiratória.

VEJA TAMBÉM

A pesquisa foi realizada em uma amostra representativa da população dos Estados Unidos com idade entre 20 e 49 anos, utilizando o Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES) entre 2001 e 2004. Os 1995 participantes tiveram dados de vitamina D sérica e VO2 máximo (a capacidade máxima do corpo de absorver oxigênio para transformá-lo em energia) coletados e foram divididos em 4 grupos.

Participantes do grupo que tinha maiores níveis de vitamina D tiveram uma aptidão cardiorrespiratória 4,3 vezes maior do que os outros grupos. A ligação permaneceu significativa mesmo após a consideração de fatores poderiam influenciar a associação, como idade, sexo, raça, índice de massa corporal, tabagismo, hipertensão e diabetes.

Amr Marawan, responsável pelo estudo observou que esta foi uma análise observacional e não se pode concluir que a vitamina D melhora a capacidade de exercício. No entanto, acrescentou que a associação foi forte, incremental e consistente entre os grupos. “Isso sugere que há uma conexão robusta e fornece mais ímpeto para ter níveis adequados de vitamina D, o que é particularmente desafiador em locais frios e nebulosos, onde as pessoas estão menos expostas para o sol ".

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube