Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


OMS divulga novas recomendações para vacinas contra a gripe

scyther5/IStock
Imagem: scyther5/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/10/2018 17h12

Por conta das mutações sofridas pelos vírus Influenza, novas vacinas contra a gripe são criadas todos os anos. Para 2019, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que as vacinas distribuídas no Hemisfério Sul tenham as seguintes cepas (tipos de vírus):  

As vacinas que não estiverem de acordo com as novas especificações não poderão ser comercializadas ou distribuídas no próximo ano.

VEJA TAMBÉM:

A forma mais efetiva de se prevenir contra a doença é a vacinação. No entanto, vale lembrar que o vírus Influenza sofre mutações e é imprevisível ter certeza antecipadamente de quais micro-organismos circularão. Por isso, nem sempre a vacina impede a contaminação.

O influenza B representa cerca de 25% das cepas circulantes e causa epidemias, aproximadamente, a cada dois a quatro anos, de acordo com pesquisa científicas.

A vacina influenza trivalente, comumente usadas nas campanhas nacionais de vacinação, contém duas cepas A e uma B. Já a quadrivalente, disponível em clínicas particulares brasileiras desde 2015, proporciona uma maior proteção, pois contêm uma cepa B adicional --ou seja, tem duas A e duas B).

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube