Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ser de uma família grande pode diminuir suas chances de ter câncer

Evite a briga de família e abrace todo mundo, ter muito parente pode diminuir chances de câncer - iStock
Evite a briga de família e abrace todo mundo, ter muito parente pode diminuir chances de câncer Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

18/10/2018 21h23

Se você é daquelas famílias cheias de irmãos, tios e primos, agradeça. Um novo estudo, publicado na revista científica BMC Cancer, sugere que famílias grandes têm menores riscos de ter câncer.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores analisaram dados de 178 países e notaram que a incidência da doença diminui conforme o número de pessoas que vivem na mesma casa aumenta. Os casos de doença são quase o dobro em famílias com dois indivíduos, quando comparado a famílias com quatro membros. 

VEJA TAMBÉM:

Para os cientistas, a explicação é que, independente da renda, dos níveis de urbanização e da idade, famílias grandes podem ser estressantes, mas também fornecem ambientes emocionais mais positivos, que tendem a aumentar a resistência de uma pessoa a doenças, incluindo o câncer.

Outra hipótese dos pesquisadores é que com famílias de mais membros é possível criar uma maior rede de apoio para as pessoas seguirem juntas um estilo de vida saudável, o que também diminui o risco de doenças.

Os resultados do estudo mostram ainda que o efeito de proteção de uma grande família foi mais forte em homens do que em mulheres.

Os cientistas deixam claro no artigo que encontraram apenas uma associação entre o tamanho da família e o risco de câncer, e não provaram uma conexão direta de causa e efeito.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube