Topo

Tudo sobre Alzheimer

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Praticar atividade física pode retardar sintomas do Alzheimer

sturti/IStock
Imagem: sturti/IStock

Do UOL Viva Bem, em São Paulo

18/10/2018 16h39

Exercitar-se pode melhorar os sintomas do Alzheimer. A constatação foi publicada no periódico Science nesta semana.

Os pesquisadores descobriram que animais com Alzheimer que praticavam atividade física tiveram a memória muito melhor em comparação com os sedentários devido à melhora da neurogênese do hipocampo adulto e um aumento nas quantidades de uma molécula específica que promove o crescimento de células cerebrais chamado BDNF.

É importante ressaltar que eles poderiam recuperar a função cerebral, especificamente a memória, em camundongos com doença de Alzheimer, mas sem exercício, aumentando o crescimento de células hipocampais e os níveis de BDNF usando uma combinação genética --injetando um vírus -- e meios farmacológicos.

Por outro lado, o bloqueio da neurogênese do hipocampo no início da doença de Alzheimer agravou a saúde das células nervosas mais tarde, levando à degeneração do hipocampo e, posteriormente, à função da memória.

LEIA TAMBÉM:

Embora os resultados sejam promissores, os cientistas não acharam nenhum resultado positivo em relação à proteína beta amilóide --a doença é causada pela eliminação dessas placas.

Neste estudo foi mostrado que a eliminação das placas amilóides não era necessária para melhorar os defeitos de memória, o que é consistente com a evidência de que estas também podem ser encontradas nos cérebros de indivíduos saudáveis.

Os cientistas ressaltam ainda que os testes foram feitos em animais e ainda precisam de mais estudos para aplicar em humanos.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube