Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas criam adesivo que monitora problemas cardíacos em pacientes

Do UOL VivaBem, em São Paulo

18/10/2018 11h40

Pesquisadores da Universidade de Purdue (EUA) criaram um "adesivo inteligente" de sensores que pode ser usado para monitorar a saúde dos pacientes cardíacos no conforto de casa.

O produto é feito principalmente de celulose --material muito barato-- biocompatível e respirável para o usuário. O plano é usá-lo para monitorar a atividade física do paciente e alertar o usuário sobre possíveis problemas em tempo real.

Os atletas também podem usá-lo para monitorar e registrar seu desempenho durante o exercício e treinamento, incluindo atividades como natação.

“Pela primeira vez, criamos dispositivos eletrônicos vestíveis que alguém pode facilmente prender à sua pele e são feitos de papel para reduzir o custo de medicina personalizada”, Ramses Martinez, um dos autores do estudo.

VEJA TAMBÉM:

Como são biocompatíveis, os cientistas ressaltam que ele também poderia ser implantado nos órgãos internos de pacientes para monitorar o sono.

“O baixo custo desses dispositivos portáteis e sua compatibilidade com técnicas de manufatura em grande escala permitirão a rápida adoção desses novos sensores descartáveis e portáteis em uma variedade de aplicações de saúde que exigem sistemas de diagnóstico de uso único”, conclui Martinez.

Material é fino e resistente à água

De acordo com os autores, o papel "adesivos inteligentes" tem um padrão de forma serpentina, que permite ser muito fino. Eles também esticam e  contraem com a pele humana e são, mais ou menos, imperceptíveis na pele.

Como a base é de celulose, eles são suscetíveis à água, suor, poeira e até óleo. Embora a novidade traga bons resultados, os autores ainda não divulgaram quando o método estará disponível para as pessoas.

UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube