Topo

#SemFrescura: você limpa seu bumbum direito? Sim, tem um jeito certo

Siga o VivaBem no

Maria Júlia Marques

Do UOL VivaBem, em São Paulo

15/10/2018 04h00

A gente vai ao banheiro e sempre rola um procedimento padrão: faz cocô e passa o papel higiênico. Daí, bate a certeza de que já pode pôr a calça e partir para outra, né? Bom, não é bem assim. Pasme, mas tem jeito certo para limpar o bumbum --e muita gente faz errado.

Mesmo sendo a "tática" mais famosa, os especialistas falam que usar papel higiênico é o método de limpeza menos eficiente. Ele não limpa completamente e deixa restos de cocô na pele e nos pelos.

Qual a resposta certa? Lavar! Mas nem sempre estamos em um lugar que tudo bem tomar uma ducha depois de usar o banheiro, e aí usar lenços umedecidos é indicado.

Assista mais dicas no vídeo acima, as informações foram levantadas com a ajuda de Marcos Tacconi, proctologista do hospital Alemão Oswaldo Cruz, Maria Elisa Noriler, ginecologista do hospital municipal maternidade escola de Vila Nova Cachoeirinha, Magda Exposito, dermatologista, e Lidia Joo Myung, ginecologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo. O roteiro é de Rodrigo Lara.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube