Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estimular balbucio em bebês melhora capacidade de leitura no futuro

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL VivaBem, em São Paulo

11/10/2018 15h53

Quem tem ou teve filho pequeno com certeza já passou pela fase em que o bebê fica balbuciando -- começa a falar sílabas, tipo "mama", "papa", mas não forma palavras. De acordo com cientistas da Universidade do Estado da Flórida (EUA), estimular a criança nessa fase da vida pode fazer com que ela seja uma excelente leitora no futuro.

No estudo publicado no periódico Plos One, os autores rastrearam nove bebês de famílias norte-americanas entre os 9 meses e 30 meses de idade. Eles registraram o balbucio de cada bebê enquanto o pequeno interagia com seu cuidador principal, olhando especificamente para a relação consoante-vogal, uma medida demonstrada da complexidade da fala.

Leia também:

A equipe, em seguida, reuniu cada criança novamente quando tinham seis anos de idade para examinar sua capacidade de identificar letras. Os cientistas descobriram que aquelas com balbucio mais complexo quando bebês tiveram melhor desempenho ao identificar letras específicas em um teste de leitura.

Embora o tamanho da amostra tenha sido relativamente pequena e todas os participantes do estudo tenham se desenvolvido normalmente, esses resultados podem indicar uma ligação entre a produção precoce da fala e a habilidade de alfabetização.

"Este artigo fornece dados interessantes para apoiar uma conexão rápida e robusta entre a produção da fala e as habilidades de alfabetização. Há utilidade clínica neste trabalho --estamos nos aproximando do estabelecimento de medidas comportamentais que podem nos ajudar a identificar deficiências de leitura mais cedo”, acrescentou Kelly Farquharson, uma das autoras do estudo.

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube