Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo piloto indica que enxaqueca pode ser tratada sem remédio

g-stockstudio/Istock
Imagem: g-stockstudio/Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

05/10/2018 13h44

Usando um pequeno inalador que muda as moléculas do corpo, é possível que pacientes com enxaqueca possam usar menos medicamentos ou não precisar mais deles, de acordo com um estudo publicado na revista científica Cephalalgia.

Para a análise, que é considerada um estudo piloto, 11 pacientes que sofrem de enxaqueca com aura, condição que faz com que as pessoas experimentam distúrbios sensoriais ou visuais antes que as dores de cabeça foram examinados.

VEJA TAMBÉM:

Após realizar testes com os inaladores, os pacientes afirmaram que houve sensação de alívio da dor significativo após cada uso do aparelho. Os resultados também mostram que 45% dos participantes sentiram melhoria já no primeiro uso e o número aumentou para 78% na segunda vez.

"O estudo mostra alguns efeitos fisiológicos muito significativos no corpo", diz Troels Johansen, um dos autores do estudo.

Como o projeto é piloto, se limita a enxaqueca com aura e compreende apenas onze pacientes, a equipe está planejando realizar um grande ensaio clínico, que também incluirá enxaqueca sem aura e enxaqueca crônica.

Siga o UOL VivaBem nas redes sociais
Facebook - Instagram - Youtube