Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Composto encontrado em frutas ajuda a retardar envelhecimento, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

02/10/2018 15h52

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriram como retardar o envelhecimento. Pelo menos é o que sugere um novo estudo publicado no periódico EBioMedicine

Cientistas mostraram que o tratamento de ratos idosos com o produto natural fisetin, um flavonoide conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, encontrado em muitas frutas e legumes (como morango, maçã, cebola e pepino), também tem efeitos positivos significativos na saúde e na expectativa de vida.

À medida que as pessoas envelhecem, acumulam células danificadas. Quando estas atingem um certo nível de dano, elas passam por um processo de envelhecimento próprio, chamado senescência celular. As células também liberam fatores inflamatórios que alertam o sistema imunológico a eliminar as que estão danificadas.

Ao tratar camundongos idosos, os cientistas descobriram que o fisetin reduz o nível dessas células danificadas no corpo. "Estes resultados sugerem que podemos prolongar o período de saúde até mesmo no final da vida. Mas ainda há muitas questões a serem abordadas, incluindo a dosagem certa, por exemplo.", disse Paul D. Robbins.

Veja também:

Embora os cientistas tenham avançado com a pesquisa em relação à droga, a equipe não conseguiu identificar se algum tratamento estava realmente atacando as células que estão em senescência até agora.

"Além de mostrar que a droga funciona, esta é a primeira demonstração que mostra os efeitos da droga em subconjuntos específicos dessas células danificadas dentro de um dado tecido.”

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube