Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Dez minutos de exercício é o suficiente para melhor memória, diz pesquisa

PeopleImages/IStock
Imagem: PeopleImages/IStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

26/09/2018 13h46

De acordo com um estudo recente, apenas alguns minutos de exercícios leves podem beneficiar seu cérebro ajudando a melhorar a memória.

Uma equipe de cientistas norte-americanos e japoneses realizou alguns experimentos para investigar se o exercício realmente pode beneficiar a maneira que lembramos de informações, mas em um espaço de tempo muito mais curto: minutos, em vez de dias ou semanas.

VEJA TAMBÉM:

Os autores do estudo explicam que é certamente possível que o crescimento das células cerebrais possa ser estimulado pelo exercício, mas também pode haver um mecanismo mais rápido envolvido.

Com a intenção de mapear quaisquer melhorias mensuráveis na atividade cerebral baseada em memória nos primeiros minutos após exercícios leves, eles recrutaram 36 adultos jovens e saudáveis para realizarem testes após 10 minutos de exercício leve.

A equipe então usou a ressonância magnética funcional de alta resolução para medir mudanças na atividade cerebral. Suas descobertas foram publicadas recentemente no periódico Proceedings of National Academy of Sciences.

Benefícios instantâneos para o cérebro

As imagens cerebrais mostraram uma melhora na conectividade entre o giro dentado --parte do hipocampo a qual se atribui o papel de estabelecimento de novas memórias episódicas -- e as áreas corticais envolvidas no processamento detalhado da memória.

Além disso, quando os pesquisadores testaram os participantes usando uma prova de memória, os resultados mostraram que o aumento da conectividade se correlacionou com o desempenho aprimorado da função.

"O que observamos é que o curto período de 10 minutos de exercício gerou resultados imediatos”, afirmou Michael Yassa, principal responsável pelo estudo.

O cientista acredita que é "encorajador ver mais pessoas acompanhando seus hábitos de exercício --monitorando o número de passos que estão dando, por exemplo", explica ele. "Mesmo pequenas intervenções diárias podem ter efeitos consideráveis na melhoria da memória e da cognição.”

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube