Topo

Arco-íris no prato: conheça os benefícios de cada cor dos alimentos

Alimentos coloridos - iStock
Alimentos coloridos Imagem: iStock

Raquel Drehmer

Colaboração para o UOL VivaBem

26/09/2018 04h00

Colocar alimentos de várias cores no prato a cada refeição é um desafio que demanda programação para as compras e tempo para a preparação, mas vale o esforço. Afinal, cada cor representa substâncias importantes e benefícios diferentes para a nossa saúde.

E a falta de cor nos pratos da população é um dos grandes problemas de alimentação existentes hoje. "O que vemos é a predominância da cor bege, presente em massas e pães. É a chamada refeição monocromática”, observa o médico nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia).

Ele alerta que o consumo frequente de alimentos em sua maioria beges acelera o processo de envelhecimento do corpo e deixa o organismo mais suscetível a doenças. “Por isso a importância dos pratos coloridos. Quanto mais cores, melhor para a saúde”, afirma.

Os especialistas explicam a seguir os benefícios das principais cores de alimentos e dão exemplos para facilitar as escolhas na hora de montar seus cardápios diários.

Vermelho

Alimentos vermelhos - iStock - iStock
Imagem: iStock

Além de vitaminas A, C e do complexo B, os alimentos vermelhos contêm licopeno, considerado um antioxidante natural e protetor o organismo de compostos químicos agressivos às células, como os radicais-livres. Por conta disso, são excelentes controla o envelhecimento celular e ainda auxiliam na prevenção do câncer, principalmente o de próstata.

Alimentos: tomate, morango, goiaba e melancia.

Laranja

Alimentos laranjas - iStock - iStock
Imagem: iStock

São alimentos ricos em vitamina C. Uma descoberta recente destacada por Ribas Filho é a concentração de flavonoides na casca de frutas cítricas deste grupo, que chega a ser até 20 vezes maior que em outras frutas. Eles favorecem a diminuição do colesterol ruim, o LDL, e são antioxidantes muito potentes, por isso têm sido usados em cosméticos. Além disso, são ótimas fontes de betacaroteno (um dos responsáveis pela coloração), antioxidante que se converte em vitamina A quando ingerido.

Alimentos: laranja, tangerina, mamão, abóbora e cenoura.

Amarelo

Alimentos amarelos - iStock - iStock
Imagem: iStock

Os itens dessa cor também são ricos em vitamina C. Por isso, eles agem ajudando o sistema imunológico, aumentando a resistência contra doenças. Adicionalmente, o abacaxi contém bromelina, uma substância que ajuda na digestão, pois age de forma semelhante a uma enzima.

Alimentos: milho, abacaxi, manga e maracujá.

Verde

Alimentos verdes - iStock - iStock
Imagem: iStock

Os alimentos de tons escuros deste grupo são especialmente ricos em fibras e ferro, enquanto os mais claros são fontes de cálcio e vitamina A. Com todos esses nutrientes, eles combatem anemias, protegem as células saudáveis do organismo contra o câncer e são desintoxicantes.

Alimentos: brócolis, couve, chuchu, alecrim, coentro, manjericão e temperos em geral.

Roxo e azul

Alimentos roxos - iStock - iStock
Imagem: iStock

A coloração roxa ou azulada indica a presença de antocianina, substância que retarda o envelhecimento e auxilia o funcionamento do aparelho digestivo. Quanto mais escuro o alimento, maior a presença desse antioxidante. As vitaminas do complexo B também estão presentes neste grupo, colaborando para a produção de energia do organismo.

Alimentos: beterraba, ameixa, uva, berinjela e mirtilo.

Marrom

Alimentos marrons - iStock - iStock
Imagem: iStock

Essa categoria engloba os grãos e as castanhas. Fibras, carboidratos, magnésio e vitaminas E e do complexo B estão presentes nos alimentos marrons, conhecidos por melhorarem o trânsito intestinal, ajudarem na produção de energia e colaborarem no combate à ansiedade.

Alimentos: soja, aveia, cereais integrais em geral, nozes, castanhas e todas as oleaginosas.

Branco

Alimentos brancos - iStock - iStock
Imagem: iStock

Alimentos brancos são fontes de potássio e cálcio, importantes para a manutenção dos ossos e dentes. Também contém boas quantidades de fósforo e vitamina B6, nutrientes conhecidos por aliviar o estresse e o cansaço.

Alimentos: leite, banana, couve-flor, mandioca, alho, batata e palmito.

Fontes: Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), Giovanna Oliveira, nutricionista da Clínica Dra. Maria Fernanda Barca, em São Paulo

UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube