Topo

Gordura dos laticínios diminui o risco de doenças cardíacas, diz ciência

belchonock/Istock
Imagem: belchonock/Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

18/09/2018 11h23

Um novo estudo relaciona o consumo de alimentos lácteos com alto teor de gordura a um risco reduzido de doenças cardiovasculares.

Para a análise, o artigo, publicado no periódico The Lancet, contou com a participação de 136.384 pessoas em 21 países, e foi realizado durante uma média de nove anos.

VEJA TAMBÉM:

Ao realizarem testes, os cientistas perceberam que a ingestão total de duas ou mais porções de laticínios (leite, iogurte ou queijo) foi associada a um risco 22% menor de doença cardíaca, 34% menos chances de acidente vascular cerebral e 23% menor risco de morte por doença cardiovascular.

Foram levados em conta fatores como idade, sexo, educação, tabagismo, atividade física e consumo de frutas, legumes, carne vermelha e alimentos ricos em amido.

A pesquisa mostra resultados que levantam questões sobre as diretrizes dietéticas atuais, que sugerem a substituição de produtos lácteos com baixo teor de gordura por produtos sem gordura.

Mahshid Dehghan, principal autor, afirma que as diretrizes dietéticas atuais se baseiam nos riscos dos danos causados pelos ácidos graxos saturados e colesterol ruim. Mas, de acordo com ele, é preciso levar em conta os outros vários nutrientes encontrados em produtos lácteos. "Não é necessário desencorajar o consumo de laticínios para todas as pessoas”, afirma.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube