Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Qual exercício queima mais calorias? Veja o que a ciência diz

Independente da escolha, o importante é dar seu melhor e suar de verdade - iStock
Independente da escolha, o importante é dar seu melhor e suar de verdade Imagem: iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

15/09/2018 14h24

Nosso tempo é precioso e se vamos gastá-lo na academia queremos ver resultados, não é mesmo? Pensando nisso, cientistas do exercício estudaram rigorosamente a quantidade de energia que gastamos em diferentes tipos de exercícios e determinaram quais são os melhores para queimar calorias.

O resumo que você precisa ter em mente é: quanto mais músculos você envolver e quanto mais força (e tempo) você movimentar esses músculos, mais energia seu corpo vai gastar. “Você quer um exercício que use grupos musculares de membros inferires e superiores e seja realizado em alta intensidade”, resumiu Tim Church, pesquisador e professor de medicina na Universidade Estadual da Louisiana, nos EUA, em entrevista ao site da Times.

Veja também:

Com essas informações, você pode chutar que o melhor seria algo como CrossFit ou exercícios como Tabata, e o caminho é por aí mesmo.

Para ter uma noção, um estudo sobre um treino específico (e famoso) de CrossFit chamado “Cindy” -que conta com exercícios que só usam o peso corporal, como flexões e agachamentos, e com séries cronometradas-, mostrou que ele queima uma média de 13 calorias por minuto. E o treino todo leva cerca de 20 minutos, o que dá uma média de queima de 260 calorias no total.

Por sua vez, o Tabata conta com blocos de treinamento de quatro minutos que misturam resistência, intensidade máxima e aeróbico com curtos períodos de descanso, e garante a queima de 14,5 calorias por minutos, ou 280 calorias em um treino de 20 minutos.

Os números mostram resultados animadores e superam muitas formas tradicionais de exercício. Mas é preciso ter cuidado, uma vez que tudo depende de quem faz o treino e como.

Os pesquisadores chamaram a atenção para o fato de que “queima de calorias por minuto” nem sempre é a melhor ferramenta de avaliação, uma vez que o tempo total gasto e a disposição de cada pessoa são variáveis importantes. Como exemplo, os cientistas contaram que teve gente que se empolgou no Tabata e queimou 360 calorias durante os 20 minutos, ou 18 calorias por minuto.

"Você pode acionar exercícios por 30 segundos e queimar muitas calorias a mais", disse John Porcari, professor da Universidade do Wisconsin-Madison, nos EUA, responsável pelo estudo da Tabata.

“Se você está com pouco tempo, o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) provavelmente é sua melhor opção. Mas no mundo real, muitas pessoas não aguentam participar de períodos regulares ou prolongados de treinamento de alta intensidade”, explicou Porcari para Times. O conselho é respeitar os seus limites.

E a corrida?

Quando o assunto são exercícios vigorosos que queimam calorias e que as pessoas conseguem fazer até por longos períodos, correr pode ser a melhor resposta para queimar calorias.

Com informações de um avaliador de calorias do Conselho Americano de Exercícios, uma pessoa que pesa cerca de 52 kg e corre por meia hora em ritmo moderado queima 260 calorias, a mesma quantidade de quem faz CrossFit por 20 minutos. Se você for ousado e apertar o passo na corrida, pode queimar ainda mais calorias.

Resumindo, você precisa escolher o que mais gosta e praticar com muito gás. O melhor exercício para queimar calorias vai ser aquele que você realmente se esforça, dá seu máximo, e se mexe por completo. 

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube