menu

Topo

Tudo sobre Alzheimer

Sintomas e tratamentos da doença


Tudo sobre Alzheimer

Homens fumantes têm maior risco de demência, diz estudo

yipengge/Istock
Imagem: yipengge/Istock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

2018-09-08T12:22:12

08/09/2018 12h22

Ao analisar dados de saúde de homens na Coreia do Sul, um estudo recente publicado no Annals of Clinical and Translational Neurology descobriu que os cidadãos que mantinham o hábito de fumar cigarros possuíam uma chance maior de ter demência, inclusive o Alzheimer.

Para realizar a pesquisa, os cientistas recrutaram 51.849 homens com 60 anos ou mais e os submeteram a exames de saúde entre 2002 e 2005. As mulheres foram excluídas devido a taxas de tabagismo extremamente baixas na Coreia.

Após alguns participantes serem descartados por condições de saúde específicas ou morte, o número final de homens foi de 46.140.

Veja também

Em comparação com os fumantes contínuos, os que já haviam parado há anos e os que nunca fumaram apresentaram, respectivamente,14% e 19% menos riscos de demência.

Além disso, os desistentes e nunca fumantes tiveram 32% e 29% de diminuição dos riscos de demência vascular em comparação aos que continuavam a fazer uso dos cigarros.

"A cessação do tabagismo foi claramente associada a um risco reduzido de demência a longo prazo, indicando que os fumantes têm mais um motivo para mudarem os hábitos", disse Sang Min Park, um dos autores do estudo.

SIGA O UOL VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube

Mais Tudo sobre Alzheimer