Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Não é só o sol: veja 9 fatores que prejudicam muito sua pele

Além dos raios solares, o cigarro, a bebida, o estresse e muitos outros fatores danificam sua pele - iStock
Além dos raios solares, o cigarro, a bebida, o estresse e muitos outros fatores danificam sua pele Imagem: iStock

Thais Szegö

Colaboração para o VivaBem

02/09/2018 04h00

Que os raios solares são inimigos da pele você já está cansado de saber, não é mesmo? Mas eles não são os únicos vilões dessa história. Há diversos fatores comuns no dia a dia danosos, como lâmpada aí do seu escritório, o sono e até as bactérias do seu intestino. Descubra quais são a seguir e aprenda a se proteger deles. 

1 - Fumo 

Está na cara quem tem esse vício. A nicotina provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos. Isso prejudica a oxigenação da pele e desencadeia a destruição das fibras de colágeno, propiciando o aparecimento das rugas e da flacidez. A cútis ainda perde o viço e a luminosidade, fica amarelada, fina e com menos capacidade de cicatrização. A ação externa da fumaça também é prejudicial, pois ela obstrui os poros. 

Veja também:

"Como se não bastassem todos esses danos, franzir os lábios para tragar o cigarro e apertar os olhos para evitar a fumaça aprofunda as linhas de expressão dessas regiões", acrescenta a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

O jeito de evitar o problema é bem óbvio: dar um fim no vício. 

2 - Banho muito quente

A água com temperatura elevada remove parte da gordura natural da pele, deixando-a mais avermelhada, sensibilizada e até com coceira. Quem tem a cútis ressecada ou sensível tende a sofrer ainda mais com esse problema. Quem tem pele oleosa também sofre com o banho muito quente, mas nesses casos ela estimula a fabricação de sebo.

Um bom termômetro para saber se você toma banho quente demais é o espelho do banheiro: se ele ficar embaçado logo que liga o chuveiro, aumente a força da torneira para deixar a mais água fria. 

3 - Açúcar

"Quando ingerido em demasia, o açúcar faz com que o colágeno e a elastina endureçam, perdendo sua flexibilidade e capacidade de sustentação da pele", explica a dermatologista Claudia Marçal. Além disso, estudos mostram uma ligação entre o alimento e o aparecimento de manchas. A substância ainda gera o aparecimento de inflamações que desencadeiam o aumento da oleosidade e o surgimento de acne em pessoas que têm tendência ao problema

A saúde da pele é um reflexo direto daquilo que colocamos no prato. "Por isso, uma dieta equilibrada com frutas, verduras, proteínas (carne vermelha, peixe e frango) e gorduras boas (azeite, castanhas) é importantíssima", afirma a dermatologista Denise Steiner, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e autora dos livros Beleza Sem Mistério (Editora Books) e Envelhecimento Cutâneo (Editora AC Farmacêutica). Manter o organismo bem hidratado também é importante.

4 - Poucas horas de sono

sono, boa noite, dormir - iStock - iStock
Dormir bem é importante para a saúde da pele, pois as células do tecido são regeneradas com mais intensidade à noite
Imagem: iStock
O estrago provocado na aparência pela falta de descanso vai muito além das olheiras, e pode provocar o aparecimento de rugas, manchas e flacidez. "Dormir pouco diminui as defesas naturais da pele e compromete a capacidade de reparação natural do tecido, pois suas células são regeneradas com mais intensidade no período noturno", diz Marcondes.

Além disso, uma boa noite de sono --com sete a nove horas -- é essencial para a ação do organismo contra os radicais livres que levam à degradação da cútis. Dormir bem também é importante para a produção de GH, que regula a ação de insulina no organismo. Picos dessa substância aceleram o envelhecimento e levam ao surgimento de inflamações na pele.

Outro ponto importante para a saúde da pele é mudar a posição que você dorme. Ficar com o rosto muito enfiado no travesseiro ou passar todas as noites com a cabeça virada para o mesmo lado não é indicado, pois isso vai formando rugas apenas em algumas partes da face por causa do contato.

Cuidar bem da pele antes de cair na cama ajuda a potencializar os benefícios gerados pelo descanso. "Para isso, limpe e tonifique a pele e aplique produtos com substâncias que vão potencializar o reparo e a renovação celular, como as vitaminas C e E, o revesratrol, o picnogenol, a luteínas e os ômegas 3 e 6", indica Marcondes.

5 - Álcool

"A ingestão de bebida alcoólica aumenta o estresse oxidativo da pele, processo no qual os radicais livres prejudicam o tecido, deixando-o menos firme, com menos elasticidade, hidratação e com um aspecto mais envelhecido", explica o dermatologista Domimberg Ferreira, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cermatológica.

Outro problema de quem exagera nos drinques é que o organismo precisa de água para metabolizar o álcool e, se não houver líquido suficiente no corpo, vai retirá-lo dos tecidos --a pele, por exemplo. Isso leva à diminuição do viço e ao aumento do ressecamento, o que pode levar à descamação. Portanto, o ideal é não abusar. 

6 - Poluição

A lista de prejuízos é grande. "Os poluentes afetam a hidratação da pele e levam ao surgimento de manchas", conta a dermatologista Juliana Neiva, professora de dermatologia e cosmiatria da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Como se isso não bastasse, as substâncias nocivas presentes no ar desencadeiam a formação de radicais livres e por tabela o envelhecimento precoce, provocam uma inflamação que degrada o colágeno e a elastina existentes e atrapalham a formação de novas fibras de sustentação.

Como não é possível ficar totalmente livre da poluição, o jeito é lançar mão de cosméticos que combatem a agressão provocada por ela e não deixam os poluentes penetrarem na pele. "Há produtos próprios para esse fim, com resveratrol, coenzima Q10 e chá-verde", indica Steiner.  

7 - Estresse

Estresse - iStock - iStock
O estresse pode gerar um processo inflamatório na pele e causar acne
Imagem: iStock

Uma pele que vive recebendo descargas de adrenalina e outros hormônios ligados ao estresse, como o cortisol e a prolactina, pode sofrer um estado inflamatório persistente e a diminuição do tempo de vida e da atividade das células. "A acne também é um quadro ligado ao estresse e seus fatores associados", conta Marçal. 

8 - Luz de lâmpadas, computador e celular

Toda a luminosidade que vemos a olho nu é prejudicial. A luz provoca um desequilíbrio nos melanócitos, células que fabricam o pigmento que dá cor à pele, a melanina, causando manchas. E ainda pode desencadear ou piorar doenças de pele, o lúpus e a rosácea, por exemplo, provocar inflamações no tecido e deteriorar o DNA das células. Para proteger o tecido, lance mão do filtro solar também quando for ficar em locais fechados, e não apenas ao sair no sol.

9 - Flora intestinal 

A relação entre as bactérias que habitam o órgão e a saúde da pele é um assunto que está em voga. "Se estiver desregulada, a flor intestinal pode afetar diversas doenças dermatológicas, como a dermatite atópica e a dermatite seborreica", explica Neiva.

Existem estudos que apontam que a microbiota está ligada à hidratação do tecido, à proteção contra os danos dos raios solares e ao combate à acne. Ingerir probióticos, como o leite fermentado, é uma boa forma de manter esses micro-organismos equilibrados no organismo. 

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook - Instagram - YouTube