Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Treinar duas vezes ao dia garante resultado dobrado? Para quem é indicado?

undrey/Istock
Imagem: undrey/Istock

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

31/08/2018 04h00

Você já deve ter visto algum atleta ou influenciador colocando o "segundo treino do dia na conta". É louvável, principalmente para a maioria de nós, simples mortais, que muitas vezes mal consegue arrumar tempo para treinar uma vez ao dia, três ou quatro vezes por semana.

Fazer dois treinos é algo comum para atletas de alto rendimento ou amadores que participam de competições como o Ironman --prova de triatlo com 3,8 km de natação, 180 km e 42 km de corrida. Mas será que malhar dobrado funciona para quem tem só uns minutos para treinar de manhã e outro tempinho livre na hora do almoço, por exemplo? 

Veja também:

Bons resultados, mas não dobrados

A estratégia não é garantia de resultado em dobro. Portanto, se sua ideia é só acelerar os ganhos na malhação, nem sempre vale malhar duas vezes no mesmo dia. Fique tranquilo: você pode conseguir o mesmo efeito com uma única sessão de treino bem planejada.

Mas dividir a atividade física em dois períodos pode funcionar para quem não tem tempo suficiente para um circuito mais longo, ou simplesmente prefere não fazer tudo de uma vez só.

"Pessoas com objetivos comuns, como perder gordura e ganhar massa, podem, sim, se encaixar nessa divisão, desde que tenham volume de exercício, intensidade, descanso e alimentação adequadas", afirma Cau Saad, pesonal trainer pós-graduada em metodologia do treinamento específico pela FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas). 

    Quando prescreve esse tipo de abordagem, a treinadora mescla estímulos diferentes em cada período, exercitando capacidades físicas distintas, como força e agilidade. "Também separo as sessões em diferentes grupos musculares, para preservar a integridade articular e cumprir a distribuição para um volume satisfatório durante a semana."

    Quais cuidados tomar?

    A reposição energética física e mental precisa ser feita corretamente para que seu corpo se recupere e você continue evoluindo nos treinos. Fique atento também ao volume de treino e a intensidade dele, sempre consultando um profissional de educação física.

    "Recomenda-se, por exemplo, treinar musculação pela manhã e, depois de pelo menos seis horas, realizar o treino aeróbico. Se o descanso não for suficiente, a qualidade da performance pode cair na segunda sessão", alerta o educador físico Alexandre Evangelista, doutor em ciências da saúde, professor da Uninove (Universidade Nove de Julho) e pesquisador da Universidade São Judas Tadeu.

    Além disso, é muito importante ter disciplina para cumprir exatamente o que foi programado pelo treinador. "As sessões divididas e mais curtas precisam ser mais intensas para um resultado significativo, exceto quando o treino for regenerativo", indica Saad.

    Para quem não é indicado?

    Pessoas que estão começando a se exercitar, com sobrepeso, grávidas ou problemas de saúde que limitam a atividade física não devem aderir à abordagem. Ela também não é indicada para quem não tem regularidade no treino, pois você sempre deixará de cumprir uma parte que era para ter sido feita como complemento da outra sessão, prejudicando o resultado. 

    "A maioria das pessoas não consegue se programar para uma rotina 'dobrada'. Em muitos casos, ter uma boa frequência semanal com um treino por dia vai trazer resultados mais positivos do que tentar se exercitar duas", finaliza Evangelista.

    VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
    Facebook  Instagram  YouTube