Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Tudo bem usar maquiagem para treinar? Veja como evitar problemas na pele

Usar maquiagem para treinar pode obstruir as glândulas de suor e gerar acnes, cravos e brotoeja - iStock
Usar maquiagem para treinar pode obstruir as glândulas de suor e gerar acnes, cravos e brotoeja Imagem: iStock

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

21/08/2018 04h00

Sair do trabalho e ir direto para a academia, ou até querer esconder algumas manchinhas e espinhas... Praticamente toda mulher já malhou de maquiagem uma vez. Você pode até sentir que certas situações pedem uma camada de base na hora do treino, mas a verdade é que, misturados ao suor, os produtos de beleza podem prejudicar a pele.

Por isso, o ideal é deixar o rosto sempre limpo antes de se exercitar, para que a pele possa transpirar naturalmente --com exceção, é claro, do filtro solar, imprescindível para praticar esportes ao ar livre durante o dia.

Veja também:

Além de cravos e acne, o hábito de fazer exercícios maquiada pode causar miliária (brotoeja), que ocorre com o entupimento da saída das glândulas de suor”, adverte a dermatologista Thais Bello Di Giacomo, médica especializada pela USP (Universidade de São Paulo). A transpiração pode, ainda, piorar reações alérgicas devido a algumas substâncias dos cosméticos.

Os produtos como lápis de olho e rímel também devem ser evitados, já que podem escorrer e entrar nos olhos, causando irritação e podendo interromper a atividade. "Por conta do sal contido no suor, o pH dos produtos pode até mudar, aumentando o risco de eles causarem coceiras e outros incômodos", explica Betina Stefanello, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). No entanto, se você faz questão de exibir cílios longuíssimos na academia, a recomendação é apostar em produtos resistentes à água.

E as maquiagens próprias para praticar esportes?

Com um público cada vez maior de mulheres esportistas, o mercado está começando a mudar e já é possível encontrar maquiagens próprias para o momento do exercício. De acordo com Di Giacomo, as formulações destes produtos tendem a ser mais leves e não causar alergias ou obstruir os poros. Geralmente eles tem são oil-free, sem parabenos e com compostos de origem vegetal à prova d’água --o que garante resistência à transpiração.

“Em geral, produtos com efeito mate tendem a escorrer menos e podem inclusive auxiliar na redução da oleosidade se tiverem na composição algum ativo seborregulador”, afirma a médica.

O uso de antioxidantes em algumas formulações também é interessante para neutralizar os efeitos dos radicais livres produzidos durante o exercício --que causam envelhecimento precoce --, ou de agentes nocivos trazidos pela poluição, quando nos exercitamos ao ar livre.

Mesmo assim, procure alternar dias usando esses produtos específicos com outros sem utilizar qualquer maquiagem para treinar. Assim, você garante um "respiro" à sua pele

E perfume, posso usar?

Vale a mesma preocupação: o suor pode piorar reações alérgicas, em especial, quando estamos em contato com raios solares. "Pode não ocorrer reação alguma, mas, para evitar a possibilidade, é recomendável espirrar a fragrância na roupa em vez de direto na pele", afirma Stefanello.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube