Topo

Morango melhora sintomas de inflamação no intestino

Três quartos de uma xícara de morangos por dia reduziu a perda de peso e os sintomas da DII - iStock
Três quartos de uma xícara de morangos por dia reduziu a perda de peso e os sintomas da DII Imagem: iStock

Do VivaBem

21/08/2018 12h34

De acordo com um novo estudo, comer menos que uma xícara de morangos por dia pode melhorar os sintomas das doenças inflamatórias intestinais (DII), que incluem a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.

Os pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos, estudaram camundongos com DII tratados com porções de morango equivalentes a uma porção humana normal, e com uma dieta normal.

Leia também:

Após a análise, os cientistas concluíram que comer o equivalente a três quartos de uma xícara de morangos por dia reduziu a perda de peso e os sintomas da DII, como diarreia com sangue, nos animais.

Além disso, os ratos que comeram morangos apresentaram redução na resposta inflamatória no cólon e menos bactérias intestinais nocivas e aumento dos níveis de flora saudável.

Próximo passo é fazer testes em humanos

Os sintomas das DII incluem dor de estômago, cólicas, diarreia, perda de peso, sangramento retal, anemia e úlceras. Juntamente com a inflamação do intestino, as pessoas com DII tendem a ter um aumento no número de bactérias intestinais nocivas e a diminuição dos níveis de bactérias "boas".

A inflamação crônica do intestino também está associada a um risco aumentado de câncer no intestino a longo prazo.

Hang Xiao, que liderou o estudo, diz que o estilo de vida sedentário e as dietas ricas em açúcar e gordura animal e pobre em fibra podem promover inflamação do cólon e aumentar o risco de DII.

Após a descoberta de que os morangos podem reduzir os sintomas da inflamação intestinal nos ratos, o próximo passo será fazer testes em humanos.

Os resultados são encorajadores, mas Xiao aconselha as pessoas com DII a falar com um médico antes de alterar a dieta.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube