Quantas horas eu preciso dormir? Cada idade tem um tempo ideal; veja o seu

Dormir recarrega as baterias e é de graça: tem coisa melhor? Brincadeiras à parte, o sono é importantíssimo para o funcionamento do organismo e devemos estar atentos à sua qualidade. E uma das formas de medir isso é saber se você está dormindo a quantidade de horas certas. Mas será que existe uma fórmula para calcular isso?

A sabedoria popular ainda nos conta que conforme envelhecemos, a nossa necessidade de sono muda —enquanto bebês dormem boa parte do dia, idosos tendem a acordar cada ano mais cedo.

Vem entender o que muda no sono de cada faixa etária e também se existe mesmo uma redução na conta conforme o tempo passa.

Sono é algo individual

Antes de sair impondo regras de quanto se deve dormir por noite, é importante ressaltar que cada pessoa tem o seu relógio biológico e precisa de uma quantidade de sono específica. A liberação dos hormônios funciona de acordo com o ritmo circadiano de cada um.

No geral, a ciência indica oito horas de sono porque, em média, a maioria das pessoas descansa de fato após 7h30 ou 8h30 dormindo. Mas existe quem precise fechar os olhos por apenas 4h ou até mesmo por mais de 12h.

No fim do dia (ou melhor, da noite), o que conta é como você acorda: se você sente sua atenção alterada, tem problemas de memória e acorda cansado, ou você dormiu demais ou de menos ou tem alguma doença do sono.

Porém, você só deve se preocupar se tiver esses sintomas com frequência, pois nesse caso pode ser que haja uma privação crônica de sono.

Afinal, de quantas horas de sono precisamos em cada fase da vida?

É por isso que não há uma resposta fechada para essa pergunta, pois existem muitas peculiaridades relacionadas a questões genéticas e comportamentais. Apesar disso, a National Sleep Foundation (Fundação Nacional do Sono) dos Estados Unidos, criou uma tabela com os períodos de sono médios para cada faixa etária:

Continua após a publicidade
  • Recém-nascido (0 - 3 meses): 14 a 17 horas por dia
  • Bebê (4 - 11 meses): 12 a 15 horas por dia
  • Primeira infância (1 - 2 anos): 11 a 14 horas por dia
  • Idade pré-escolar (3 - 5 anos): 10 a 13 horas por dia
  • Idade escolar (6 - 13 anos): 9 a 11 horas por dia
  • Adolescentes (14 - 17 anos): 8 a 10 horas por dia
  • Jovem adulto (18 - 25 anos): 7 a 9 horas por dia
  • Adulto (26 - 64 anos): 7 a 9 horas por dia
  • Idoso (a partir de 65 anos): 7 a 8 horas por dia

Consequências de não dormir o suficiente

O sono é um momento importante para o corpo organizar seu funcionamento. Por isso é importante dormirmos o suficiente para acordarmos nos sentindo descansados. E cada faixa etária tem dificuldades diferentes de sono. Veja a seguir quais podem ser as consequências de dormir menos do que o necessário:

Bebês

Quando as crianças são recém-nascidas, elas acordam e adormecem várias vezes durante o dia, já que seu descanso acontece em parcelas, o que deixa os pais perdidos e ansiosos, especialmente os pais de primeira viagem.

Conforme vão crescendo, o sono se condensa e os pequenos já passam boa parte da noite na cama e fazem um ou dois cochilos durante o dia. Mas esse ritmo muitas vezes fica bem atrapalhado.

Continua após a publicidade

No caso dos bebês e na primeira infância, é comum a chamada pressão de sono homeostática, conhecida também como efeito vulcânico, que acontece quando eles cochilam menos do que o necessário durante o dia, seja em termos de quantidade ou qualidade, e ficam extremamente irritados, exaustos e hiperexcitados. O resultado desse efeito é que o pequeno não relaxe na hora de adormecer, causando aquela famosa "luta contra o sono".

O fato de não dormir o período necessário provoca muitas consequências a curto prazo, como irritabilidade, impulsividade e hiperatividade. Já a longo prazo, a criança pode ter um comprometimento do desenvolvimento físico e intelectual, por exemplo.

Crianças e adolescentes

Quando chega à fase escolar, a privação do repouso pode levar ainda a notas ruins, dificuldade na tomada de decisões, aumento nos comportamentos arriscados, diminuição nas conquistas acadêmicas e piora na performance nas atividades físicas, com maior risco de lesões.

Com a chegada da adolescência esse quadro acaba se complicando. Nesse caso, além de todos os prejuízos já mencionados, há o risco de eles se envolverem em acidentes de carro porque não estão tão descansados e atentos como deveriam.

Adultos

Continua após a publicidade

Na idade adulta o sono muitas vezes é sacrificado por causa do trabalho e outras obrigações. Isso sem falar que não raro as preocupações do cotidiano atrapalham a sua qualidade ou mesmo desencadeiam insônia. Apesar de as pessoas conseguirem lidar melhor com a falta de descanso nessa fase, é inevitável ficarem mais irritadas, menos atentas e dispostas.

E em qualquer época da vida a saúde também paga caro por causa da falta de sono acumulada. O sistema imunológico fica prejudicado e aumentam as chances de uma depressão dar as caras. Existem estudos que apontam ainda que há elevação no risco de doenças cardiovasculares, mais chance de engordar, dificuldade de manter a alimentação equilibrada e maior predisposição a alterações intestinais e a diabetes, sem falar nos problemas de memória e aprendizado.

Embed UOL

Fontes: Lucila Bizari Fernandes do Prado, coordenadora do Laboratório de Sono do Hospital São Paulo e do Laboratório de Pesquisa Neuro-Sono; Rosa Hasan, neurologista e especialista em medicina do sono; Thathyana Turassa Ernani, pediatra.

*Com matéria publicada em 05/09/2018

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes