Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vírus do herpes pode ter ligação com depressão e bipolaridade, diz estudo

Pesquisadores encontraram vírus da herpes no cérebro de pacientes com depressão grave ou bipolaridade - iStock
Pesquisadores encontraram vírus da herpes no cérebro de pacientes com depressão grave ou bipolaridade Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

13/08/2018 20h11

Cientistas descobriram o vírus do herpes (HHV-6A) nos neurônios de pessoas que foram diagnosticadas com depressão grave ou bipolaridade. Apesar da novidade, os profissionais enfatizam que as causas precisas para tais condições psiquiátricas permanecem desconhecidas, e que estudam relações entre as doenças e o papel do meio ambiente ou dos genes.

A nova pesquisa, publicada na revista científica Frontiers in Microbiology, destaca que fatores ambientais, como vírus, podem ter uma relação direta com os distúrbios. Isso porque os cientistas descobriram que os cérebros de pessoas que viviam com depressão grave ou bipolaridade tinham uma classe de neurônios - apelidados de células de Purkinje- infectada com o herpes-vírus HHV-6A.

Veja também:

Os neurônios de Purkinje são células cerebrais inibitórias localizadas no cerebelo, que é a área do cérebro responsável por controlar o movimento, os músculos, o equilíbrio e a postura. No entanto, algumas pesquisas também vinculam essa região cerebral à linguagem, cognição e humor.

"Faz tempo que os fatores hereditários são conhecidos por aumentar o risco de desenvolver vários tipos de transtornos psiquiátricos, como depressão, esquizofrenia ou bipolaridade. Mas suspeitamos que patógenos também podem perturbar o desenvolvimento neurológico ao cruzar com o sistema imunológico em estágios importantes do desenvolvimento", disse Bhupesh Prusty, que participou do estudo e trabalho no departamento de microbiologia da Universidade de Wurzburg, na Alemanha.

Os resultados deste estudo sugerem que o herpesvírus HHV-6A poderia infectar células cerebrais e causar transtornos cognitivos e de humor. Os pesquisadores planejam analisar os mecanismos que poderiam explicar exatamente como o HHV-6A danifica as células de Purkinje, e como isso se relacionaria com os transtornos psiquiátricos.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube