Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Vacina contra o HPV é eficaz em mulheres de até 20 anos nos EUA

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

10/08/2018 10h23

Não é de hoje que a área médica discute com a melhor idade para aplicar a vacina contra o HPV em adolescentes. Muitos especialistas sugerem que o ideal é vacinar os jovens antes da vida sexual. No entanto, um novo estudo publicado pelo periódico The Lancet Child & Adolescent Health mostrou que a vacina foi eficaz em mulheres de 20 anos nos Estados Unidos.

O estudo analisou casos de NIC2 + ou NIC3 + (neoplasia intraepitelial cervical - crescimento anormal de células na superfície do colo do útero que poderia potencialmente levar ao câncer do colo do útero) em uma população de mulheres e meninas na Califórnia.

Veja também:

Nos EUA, a vacinação contra o HPV é recomendada para meninas com idade entre 11 e 12 anos. Para aqueles que não receberam a vacina nesta idade, a vacinação de recuperação é recomendada para meninas e mulheres entre 13 e 26 anos. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, a vacina do HPV é indicada para meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

As descobertas do novo estudo sugerem que a recuperação das séries completas de três doses para meninas e mulheres que recebem a primeira dose aos 14-20 anos oferecerá proteção significativa.

"Em comparação com outros países, a captação da vacina contra o HPV nos EUA tem sido relativamente baixa. Nossos resultados mostram que meninas e mulheres que não receberam a série completa da vacina aos 11-12 anos ainda podem se beneficiar de proteção significativa se receberem os três anos completos. As evidências sugerem que a proteção é mais forte o quanto antes a vacina é iniciada, e após os 21 anos, a evidência da eficácia não é clara”, explica Michael J. Silverberg, pesquisador e um dos autores do estudo.

Ainda sim, eles acham que mais pesquisas são necessárias para confirmar a eficácia da vacinação de recuperação em mulheres com idade entre 21 e 26 anos.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube