Topo

Tudo sobre Câncer

Sintomas e tratamentos da doença


Veja os 7 tipos de câncer com maior chance de "cura"

Apesar de não ter cura conhecida, alguns tipos de câncer apresentam maior chance de sucesso no tratamento - Istock
Apesar de não ter cura conhecida, alguns tipos de câncer apresentam maior chance de sucesso no tratamento Imagem: Istock

Do VivaBem, em São Paulo

08/08/2018 13h21

Apesar de não ter cura conhecida para o câncer, alguns tipos apresentam maior chance de sucesso no tratamento

Apesar de investimentos substanciais e anos de pesquisa em todo o mundo, o câncer continua segunda principal causa de morte em todo o mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde). O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que os médicos irão diagnosticar 600 mil casos apenas no Brasil em 2018.

Existem mais de 100 tipos da doença cujo resultado é a destruição de tecidos e órgão saudáveis por conta de células anormais que se multiplicam em certas partes do corpo, podendo espalhar-se para outras.

Leia também:

Embora ainda não exista cura para o câncer, detectar e tratar a doença em um estágio inicial aumenta a chance de sobrevivência dos pacientes e pode remover todas as células cancerígenas, estado chamado de “remissão” pelos médicos. No entanto, o câncer pode retornar após a remissão, às vezes, depois de muitos anos.

Muitos fatores influenciam a probabilidade de sucesso do tratamento, incluindo o tipo de câncer. Para entender a diferença de perspectiva entre os diferentes tipos da doença, os pesquisadores costumam usar as estatísticas de taxa de sobrevivência de cinco anos, que refere-se à porcentagem de pessoas que sobrevivem por cinco anos após o diagnóstico, e de taxas de sobrevida relativa de cinco anos, que refere-se ao percentual de sobrevivência das pessoas com a doença em relação às da população geral. Ambas as estimativas levam em conta o fato de que outros fatores podem afetar a sobrevivência. Confira a seguir os sete tipos de câncer com maior chance de êxito nos tratamentos, de acordo com a American Cancer Society:

1. Câncer de mama
A taxa de sobrevida relativa de cinco anos para câncer de mama no estágio 0 e 1 é de 99 a 100%. No estágio 2, a expectativa de remissão cai para 93%, um número ainda alto.

2. Câncer de próstata
Neste tipo de câncer, os tumores crescem muito lentamente ou não crescem (neste caso, podem não necessitar de tratamento se os médicos não os considerarem prejudiciais), e são muito tratáveis. Por isso, a taxa de sobrevida relativa para o câncer de próstata é de 99% em cinco anos nos estágios 1 e 2. Os cânceres de próstata que não estão aumentando de tamanho podem até mesmo não precisar de tratamento, caso o médico acredite que eles não são nocivos.

3. Câncer testicular
A taxa de sobrevida relativa de cinco anos para o câncer testicular é de 99% para os tumores localizados, que são aqueles nos testículos, e 96% para os tumores regionais, que se espalharam para os tecidos ou gânglios próximos aos testículos. Nos estágios iniciais, os médicos podem remover um ou ambos os testículos para tratar a doença. A remoção é uma forma eficaz de tratamento. No entanto, é significativamente menos benéfica quando o câncer já se espalhou.

4. Câncer de tireoide
A tireoide é uma glândula no pescoço que produz hormônios para apoiar funções corporais saudáveis. O câncer na tireoide tem uma sobrevida relativa de cinco anos de 98 a 100% nos estágios 1 e 2.

A maioria dos tumores de tireoide cresce lentamente, o que permite mais tempo para o tratamento. Mesmo quando o câncer se espalha nos tecidos circundantes da garganta, a remoção da glândula tireoide pode ser um método eficaz de erradicá-lo.

5. Melanoma
Quando detectado em estágio inicial e removido completamente, os pacientes com melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele, têm altas chances de se ver livres da doença. A taxa de sobrevida relativa de cinco anos é em torno de 92 e 97% nos estágios 1A e 1B, respectivamente.

6. Câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero tem 93% de sobrevida relativa em cinco anos nos estágios 0 e 1A. A detecção precoce permite que os médicos tratem as células anormalmente desenvolvidas antes que elas possam crescer ou se espalhar para outras áreas do corpo. Mesmo nos estágios posteriores, as células cancerígenas crescem a uma taxa muito lenta. Como resultado, o tratamento ainda pode ser eficaz.

7. Linfoma de Hodgkin
O linfoma de Hodgkin tem uma taxa de sobrevida relativa de cinco anos em torno de 90% nos estágios 1 e 2. A alta taxa de sobrevida relativa é devida a uma boa resposta ao tratamento com radiação. Isso significa que a taxa de sobrevivência continua alta para pessoas que têm formas mais avançadas desse tipo de câncer. No entanto, outros tipos de linfoma não respondem tão bem ao tratamento.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube