Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Nova droga deixa câncer em 'sono' permanente e não afeta células saudáveis

Os compostos prometem ser mais eficazes que a quimioterapia - iStock
Os compostos prometem ser mais eficazes que a quimioterapia Imagem: iStock

Do VivaBem

07/08/2018 12h29

Os tratamentos típicos de câncer, como a quimioterapia e a radioterapia, matam as células cancerígenas, mas causam danos ao DNA das células saudáveis do tecido circundante, o que pode levar a uma série de efeitos colaterais e tornar uma pessoa mais suscetível a outros tipos de tumores após a terapia. Entretanto, um novo tipo de composto não produz danos ao DNA celular, uma vez que simplesmente coloca as células cancerígenas em um sono permanente.

Publicada no periódico Nature na quarta-feira (1), a pesquisa mostra que esses novos compostos impedem que as células cancerígenas se dividam e se espalhem, dificultando o crescimento do tumor. "As células não estão mortas", esclarece Anne Voss, uma das autoras do estudo, "mas não podem mais se dividir e proliferar. Sem essa capacidade, as células cancerígenas são efetivamente paradas".

Veja também:

Voss e sua equipe também acreditam que o efeito dos novos compostos nas células cancerígenas poderia ajudar as pessoas que passam pela terapia do câncer a evitar uma reincidência da doença.

Focado nas proteínas do câncer

Os novos compostos inibem duas proteínas associadas a diferentes tipos de câncer: KAT6A e KAT6B. Os genes que codificam essas proteínas têm sido considerados "indestrutíveis" --isto é, não respondem ao tratamento do câncer baseado em drogas.

"Houve muitos obstáculos a superar com este projeto", observa o coautor do estudo, Jonathan Baell, ressaltando que o desenvolvimento da nova classe de compostos exigiu os esforços conjuntos de numerosos especialistas em várias disciplinas. "Mas com perseverança e comprometimento, estamos entusiasmados por termos desenvolvido um composto potente, preciso e limpo que parece ser seguro e eficaz em nossos modelos pré-clínicos", acrescenta.

Embora Voss admita que a nova pesquisa é apenas o primeiro passo de um processo muito mais longo de testar e aprimorar esta nova classe de medicamentos em humanos, ela está esperançosa de que a descoberta possa ter um impacto positivo importante na eficácia e qualidade dos tratamentos contra o câncer. "Nossa descoberta sugere que essas drogas podem ser particularmente eficazes como um tipo de terapia de consolidação que retarda ou previne a recaída após o tratamento inicial".

Os pesquisadores agora estão trabalhando para aprimorar os inibidores recém-descobertos em um produto que pode ser testado em testes clínicos em humanos o mais rápido possível.