Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Ginástica para o cérebro: faça exercícios que melhoram memória e raciocínio

Decorar o que tem dentro da geladeira é uma boa dica para treinar a memória - iStock
Decorar o que tem dentro da geladeira é uma boa dica para treinar a memória Imagem: iStock

Bárbara Therrie

Colaboração para o VivaBem

02/08/2018 04h00

Cuidar do cérebro diariamente melhora e mantém nossas habilidades cognitivas. Esta “malhação” ocorre quando temos experiências de qualidade (ler, viajar e fazer amigos), mas alguns exercícios mentais que exigem atenção também podem ajudar.

A seguir, aprenda alguns:

1 - Memória

A memória é um dos mecanismos mais complexos do cérebro e deve ser trabalhada toda a vida. 

Exercício

  • Quando estiver com alguma pessoa conhecida, tente lembrar o máximo de informações sobre ela: o nome completo, a idade, a data de aniversário, qual o endereço da casa, do trabalho dela, os números de telefones. A atividade funciona como uma agenda eletrônica dentro da sua cabeça. 
  • Outro desafio consiste em observar, por dois minutos alguma coisa. Depois, tente lembrar quais elementos você viu, onde estão posicionados e faça uma associação entre o que você viu e o local. Exemplo: dentro da geladeira, há quatro maçãs na gaveta de frutas atrás do abacaxi... 

Este exercício exige bastante do córtex parietal-temporal direito, que associa a identidade de uma imagem e sua localização. Ao usar uma estratégia para relacionar cognitivamente essas duas informações, a memorização fica mais fácil.

2 - Velocidade de processamento

Trata-se de uma habilidade cognitiva definida pelo tempo que uma pessoa leva para realizar um exercício mental. É a velocidade que ela entende e reage a uma informação recebida, que pode ser visual (letras e números), auditiva (linguagem) ou um movimento.

Exercício

  • Quando fizer compras, calcule, de cabeça, o valor dos itens colocados no carrinho. Confronte o resultado mental com o valor final do caixa. Inicie o treino com cinco itens e acrescente, gradativamente, de acordo com o seu desempenho.

O desafio aumenta a habilidade de executar tarefas simples, facilita a resolução de problemas, agiliza o raciocínio lógico e melhora a capacidade de pensamento e aprendizagem.

3 - Atenção

A atenção atua como uma espécie de filtro que o cérebro usa para decidir qual informação será processada de maneira especial a cada instante.

Exercício

  • Fale todos os múltiplos de cinco em ordem decrescente, começando de 100. Exemplo: 100, 95, 90... Se quiser dificultar um pouco, conte somente os números múltiplos de quatro e cinco, simultaneamente, em ordem decrescente. Exemplo: 100, 96, 95, 92, 90...

A atenção seletiva é a capacidade de manter a concentração em um único estímulo com vários outros, ignorando as distrações. Praticar este tipo de desafio nos ajuda a manter a atenção durante uma conversa num restaurante, por exemplo, onde várias coisas estão acontecendo simultaneamente.

4 - Noção espacial e visuoespacial

A noção espacial não nasce com o indivíduo, ela é elaborada mentalmente a partir de imagens e experiências corporais em relação ao meio e a própria pessoa.

Exercício

  • Tomar banho no escuro
  • Andar pela casa de trás para frente
  • Ler uma página de um livro refletida no espelho com velocidades alternadas
  • Escrever da direita para a esquerda
  • Um desafio de visuoespacial consiste em girar as imagens de todos os móveis de sua sala de estar, mentalmente, e descobrir como elas se organizariam, de maneira adequada e útil naquele espaço.

Este exercício auxilia a fortalecer seu poder de visualização mental de imagens e, especificamente, a rotação mental, necessária para reconhecer objetos vistos de ângulos incomuns.

5 - Interação

O ser humano é um ser social e depende de interações para seu pleno desenvolvimento.

Exercício

  • Ao andar na rua, olhe para pessoas desconhecidas, nos olhos, e as cumprimente. Se elas não responderem ou desviarem o olhar, não se preocupe, o exercício é seu, continue praticando.

É por meio dos relacionamentos afetivos e culturais que os neurônios tecem, com as suas sinapses, os processos biológicos, psicológicos e sociais que moldam o cérebro humano. As relações interativas alimentam os mecanismos que expandem e reorganizam, incessantemente, as redes neurológicas.

Fontes: Carla Silva, neuropsicopedagoga, psicanalista e autora do livro “Ginástica Cerebral – 100 cartas com exercícios mentais”; e Solange Jacob, diretora pedagógica nacional do Método SUPERA – Ginástica para o cérebro

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS

Facebook • Instagram • YouTube