Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ainda em teste, nova droga contra Alzheimer reduz perda de memória

Droga reduziu as placas nos cérebros dos pacientes e retardou a progressão da demência - iStock
Droga reduziu as placas nos cérebros dos pacientes e retardou a progressão da demência Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

30/07/2018 19h16

Há anos os cientistas tentam encontrar uma forma de retardar os sintomas do Alzheimer, porém ainda sem grande êxito. A resposta para o problema pode ter atingido um marco promissor na última quarta-feira (25), de acordo com resultados divulgados na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer em Chicago, nos Estados Unidos.

Pela primeira vez em um grande ensaio clínico, uma droga foi capaz de reduzir as placas nos cérebros dos pacientes e retardar a progressão da demência --o remédio pode ser o primeiro combater com sucesso as alterações cerebrais e os sintomas da doença.

Veja também:

Além de alguns medicamentos que podem retardar o declínio da memória por alguns meses, não há tratamento efetivo para o Alzheimer, que afeta cerca de 44 milhões de pessoas em todo o mundo, 1,2 milhão de brasileiros. 

O estudo envolveu 856 pacientes dos Estados Unidos, Europa e Japão com sintomas iniciais de declínio cognitivo. Eles foram diagnosticados com comprometimento cognitivo ou demência leve de Alzheimer, e todos tiveram acumulações significativas da proteína beta-amiloide, que se aglomera em placas no cérebro de pessoas com a doença.

Muitas outras drogas conseguiram reduzir os níveis de beta-amiloide, mas não impediram o declínio da memória ou outras dificuldades cognitivas. Nos dados apresentados na quarta-feira, a mais alta das cinco doses testadas do novo medicamento --uma injeção a cada duas semanas de 10 miligramas por quilograma de peso de um paciente -- reduziu os níveis de beta-amiloide e diminuiu o declínio cognitivo quando comparado aos pacientes que receberam placebo.

Dos 161 pacientes do grupo que receberam a dose mais alta, 81% apresentaram quedas tão significativas no nível de beta-amiloide que “converteram de beta-amiloide positivo em negativo”, disse Lynn Kramer, um dos líderes da pesquisa no Japão.

E em uma bateria de testes cognitivos e funcionais que medem a memória e habilidades como planejamento e raciocínio, o desempenho do grupo que recebeu altas doses do medicamento teve um declínio 30% menor do que o grupo controle (que tomou placebo). “Se você pudesse realmente diminuir o declínio em 30% para pessoas que ainda estão com problemas normais ou muito pouco comprometidas, isso seria clinicamente importante”, diz Reisa  Sperling, uma das autoras do estudo.

Alguns tratamentos potenciais de Alzheimer resultaram em efeitos colaterais graves que podem causar inchaço ou sangramento perigoso no cérebro. Menos de 10% dos pacientes que tomaram o novo medicamento experimentaram tais efeitos, relataram as empresas, tornando-o relativamente seguro.

Como a droga funciona

A droga atua atacando os filamentos de beta-amiloide que se formam antes de começarem a grudar nas placas. Os resultados do estudo acrescentam evidências à ideia de que o tratamento do Alzheimer tem maior probabilidade de sucesso se começar cedo, pois o cérebro se deteriora anos ou mesmo décadas antes que a demência completa ocorra.

Algumas outras drogas falharam porque foram testadas em pacientes quando o problema estava mais avançado; outros atacaram a beta-amiloide em pontos posteriores em sua progressão.

Mesmo que os resultados do estudo continuem sendo positivos, tornar a droga amplamente disponível para os pacientes pode levar anos.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube