Topo

Dieta mediterrânea pode melhorar sintomas da psoríase

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

30/07/2018 12h36

Seguir uma alimentação rica em frutas, legumes, verduras, azeite e peixes pode retardar a progressão dos sintomas da psoríase. A afirmação foi feita por especialistas do Hospital Mondor, na França, e publicada no periódico Jama Dermatology.

Durante a pesquisa, os cientistas analisaram as respostas de 35.735 pessoas que participaram de um questionário baseado na web chamado NutriNet-Santé. Desses voluntários, 3.557 tinham psoríase. Os sintomas foram autoavaliados como graves por 878 deles.

As práticas alimentares dos entrevistados foram comparadas com a dieta mediterrânea e receberam uma nota que foi de 0 (sem adesão) a 18 (adesão máxima).

Leia também:

Os pesquisadores concluíram que os pacientes com psoríase grave apresentaram baixo nível de adesão à dieta mediterrânea.

"Essa descoberta confirma a hipótese de que a dieta mediterrânea pode retardar a progressão da doença. Se esses achados forem confirmados, a adesão a essa alimentação deve ser integrada ao tratamento rotineiro da psoríase moderada a grave", diz Céline Phan, uma das autoras do estudo.

Embora a associação entre a doença e dieta possa ser uma esperança aos pacientes que sofrem com o problema, o estudo ainda apresenta limitações. Um deles é o fato de os participantes serem todos voluntários, o que não garante que os resultados se reflitam na população em geral. Isso porque pessoas que se candidatam a participar de uma pesquisa médica geralmente são mais preocupadas com sua saúde.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube