Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Seu humor melhora e você acha a vida mais positiva um dia após fazer sexo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

24/07/2018 19h56

Que o sexo nos deixa mais felizes, animados e de bom humor, todo mundo já sabe. Mas pesquisadores da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, descobriram que o efeito positivo do sexo em nosso cérebro —e até mesmo de um beijo apaixonado — pode continuar até o dia seguinte à relação.

Durante três semanas, os pesquisadores analisaram as associações entre frequência e qualidade do sexo de 152 estudantes universitários, com idade média de 24 anos e com relacionamentos monogâmicos.

Veja também:

Os voluntários tiveram que registrar seus sentimentos positivos e negativos no dia, quão significativa a vida era e qualquer atividade sexual que tivessem —e isso foi interpretado amplamente, de beijos apaixonados a transas —, incluindo o quão prazerosa e íntima a relação foi.

Pesquisas anteriores mostraram que as pessoas que fazem mais sexo relatam ser mais felizes, mas a maioria dessas evidências é baseada em dados transversais, por isso não fica claro se o sexo realmente faz as pessoas felizes ou se ser feliz incentiva o sexo.

A equipe de cientistas americanos procurou confirmar a causalidade examinando se os "participantes" do sexo tinham, potencialmente, o mero resultado de estar de bom humor antes de seus encontros.

Eles descobriram que fazer sexo em um dia estava associado a um estado de humor mais positivo no dia seguinte, e também um sentimento maior de que a vida é significativa —o contrário não era verdadeiro: humor positivo 'hoje" não estava associado a mais sexo "amanhã".

O padrão geral dos achados foi o mesmo para homens e mulheres. Explicando suas descobertas, os pesquisadores disseram que "o significado da vida surge quando um indivíduo sente que sua necessidade básica de pertencer é recebida por alguém."

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
FacebookInstagramYouTube