menu

Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Pergunte ao VivaBem

Fazer inalação muitas vezes ao dia pode fazer mal à saúde?

Pergunte ao VivaBem - inalação
Imagem: Fernanda Garcia/VivaBem

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

2018-07-24T04:00:00

24/07/2018 04h00

"Tenho um filho pequeno e ele sofre com o clima seco. Tenho feito, há semanas, inalação três vezes ao dia nele. Tem algum problema?"

A inalação feita somente com soro, muito usada em épocas do ano com o clima mais seco, crises de catarro, rinite ou sinusite, não tem contraindicação. O soro, neste caso, é usado para lubrificar as vias aéreas e, quando combinado com uma boa hidratação e com o uso de soro nasal, faz com que o muco fique menos espesso. Não há limites para seu uso, mas a orientação é fazer até cinco vezes ao dia.

Já a inalação com remédios, prescrita pelo médico, deve ser realizada somente na quantidade indicada, para que o indivíduo não receba doses exageradas da medicação. Mas, geralmente, ela é administrada no próprio ambiente hospitalar.

Essa inalação tem a finalidade de levar a medicação para as vias respiratórias de forma mais rápida e com menos efeito colateral. Diferente do remédio sob a forma de pílula, a opção vaporizada vai direto para o local a ser tratado, como a laringe.

Por não precisar passar pelo estômago, sangue e pulmões, como os medicamentos tradicionais, menos remédio é necessário, ou seja, menores as chances de o paciente sofrer algum efeito colateral.

Fonte: Fausto Nakandakari, otorrinolaringologista do Hospital Sírio Libanês; José Roberto Megda, pneumologista da Residência de Clínica Médica do Hospital Universitário de Taubaté.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube