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O poder dos alimentos

Seu prato torna sua vida mais saudável


Aveia, água, espinafre e sardinha reduzem desconfortos no período menstrual

O Poder dos Alimentos - Ciclo Menstrual
Imagem: Gabriela Sánchez/VivaBem

Vivian Ortiz

Do VivaBem, em São Paulo

20/07/2018 04h00

Durante o período menstrual, o organismo das mulheres passa por uma variação hormonal que é uma verdadeira montanha-russa. Isso pode gerar sintomas como dor de cabeça, inchaço, cólicas, prisão de ventre, entre outros. Porém, consumir os alimentos certos nesse momento pode ajudar a reduzir certos desconfortos.

Tensão menstrual: esses alimentos ajudam a aliviá-la
A seguir, mostramos o que você deve comer e o que evitar para driblar incômodos durante essa fase. A lista foi montada com a ajuda de Eliano Pellini, chefe do setor de Saúde e Medicina Sexual da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e especialista em climatério e sexualidade humana; a nutricionista Evie Mandelbaum, especializada em saúde da mulher no climatério pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP); e a nutricionista Isabela Pimentel, do Conselho Regional de Nutrição. 

Coloque no cardápio

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Aveia
Esse grão integral é boa fonte de fibra solúvel. A substância se dissolve na água e pode ser metabolizada pelas "boas" bactérias no intestino, o que mantém a microbiota forte e apta para expulsar micro-organismos oportunistas. A aveia ainda tem triptofano, aminoácido usado pelo organismo para produzir serotonina. Esse neurotransmissor ajuda a trazer bem-estar e costuma cair durante o período menstrual. 

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Água
Outro ingrediente importante para manter a microbiota saudável e o bom funcionamento do intestino. Além disso, beber bastante água evita a retenção de líquidos e minimizar o inchaço, que é muito comum durante a menstruação. 

Abóbora
É fonte de carboidrato complexo, que é digerido mais lentamente pelo organismo, distribuindo energia aos poucos e aumentando de forma gradual o nível de açúcar no sangue. Além de proporcionar saciedade por mais tempo, o nutriente evita ataques de fome típicos do período. A abóbora ainda contribui para a síntese de serotonina e, por consequência, a redução de sintomas como irritabilidade, depressão, tensão e ansiedade.

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Espinafre
Rico em ferro, este é um dos melhores alimentos (de origem vegetal) para combater a anemia ferropriva no período menstrual --útil especialmente para quem tem um grande fluxo de sangue. Isso porque o nutriente é importante para a formação das hemácias. Quanto maior a concentração dessas células no sangue, menor a chance de ter anemia. 

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Sardinha
É uma grande fonte de cálcio: três unidades possuem cerca de 396 mg do componente, mais do que um copo de leite. Junto com a vitamina, o mineral regula a enzima que converte o triptofano em serotonina, o neurotransmissor que ajuda a regular o humor e afastar aquela tristezinha típica da TPM.

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Probióticos
São indicados por exercerem efeitos positivos na flora intestinal, conjunto de mais de 100 milhões de micro-organismos que vivem na mucosa do intestino. Por incrível que pareça, isso pode melhorar o humor, pois grande parte da nossa produção de serotonina acontece nesse órgão, e não no cérebro.Leite fermentado, kefir, missô e alguns iogurtes fazem parte da lista de alimentos probióticos.

Veja também: 

Tire do cardápio

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Frituras
A ingestão de gorduras saturadas tem sido correlacionada com o aumento de estrógeno e outros hormônios, o que pode contribuir com a piora das cólicas em mulheres mais sensíveis. Atenção: se essas cólicas forem extremamente dolorosas, isso indica alguma anormalidade no sistema reprodutor, como endometriose, miomas, pólipos ou inflamações pélvicas. É seu caso? Procure um médico para investigar o que está acontecendo.

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Café 
A cafeína tem efeito estimulante e atua nos receptores cerebrais. Em excesso, ela pode aumentar a ansiedade ou provocar irritação. Tudo isso vai acabar piorando sintomas típicos do período, como mau humor e estresse. Se você não é habituada a tomar café, é melhor evitar, ao menos por uns dias. 

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