Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Leonardo diz que emagreceu sem deixar de beber; será que é possível?

Leonardo participou com a mulher de um leilão e disse que conseguiu perder a barriga sem cortar a cerveja - Leo Franco e Thiago Duran/AgNews
Leonardo participou com a mulher de um leilão e disse que conseguiu perder a barriga sem cortar a cerveja Imagem: Leo Franco e Thiago Duran/AgNews

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

20/07/2018 13h50

Intérprete da icônica música “cerveja”, o cantor Leonardo surpreendeu ao dizer que perdeu peso sem parar de beber. A revelação foi feita no tapete vermelho do segundo leilão beneficente do Instituto Neymar Jr, na quinta-feira (19). "Emagreci, parei de beber. Mentira! Não parei não, estou fazendo muito exercício”, disse o sertanejo.

A frase levantou dúvidas sobre sua veracidade. Se a bebida está sempre associada à tal da “barriguinha de chope”, como é possível emagrecer sem largar a cerveja do final de semana? De acordo com Clarissa Fujiwara, nutricionista do departamento de Nutrição da Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), a conquista de Leonardo não é nada impossível.

Veja também:

“Claro que não sabemos o tipo de alimentação dele e detalhes do processo de emagrecimento, mas se você mantém uma dieta saudável e pratica atividade física regularmente, não é a cerveja do fim de semana que vai impedi-lo de perder peso”, explica Fujiwara.

Entre uma foto e outra bebendo cerveja, Leonardo sempre publica em suas redes sociais vídeos praticando alguma atividade física, como futebol e futevôlei. “Provavelmente ele conseguiu equilibrar com a dieta e o exercício e reservar o consumo de bebidas alcoólicas para momentos específicos, sem exagerar”, acredita a nutricionista.

Um copo cheio de calorias

Em excesso, toda bebida alcoólica pode engordar. Quem determina o valor calórico da bebida é justamente seu teor alcoólico e a presença de carboidratos, gorduras ou proteínas na fórmula. A cerveja, por exemplo, possui teor alcoólico de cerca de 5%, e em 100 ml você ingere mais ou menos 40 calorias.

O que pode fazer com você consuma menos calorias é o tamanho da dose, além de quantos copos você toma em uma noite. Enquanto uma dose de cerveja geralmente tem 350 ml --quantidade de uma lata ou long  neck --, uma dose de cachaça, vodca ou uísque possui 40 ml. Já a de vinho conta com 180 ml. Para piorar, as pessoas geralmente bebem menos doses de destilados, já que são mais fortes, do que de cerveja. Uma latinha tem cerca de 140 calorias. E muitas vezes as pessoas tomam seis, sete, oito cervejas em uma noite, o que alcança facilmente 1.000 calorias.

“Pressupõe-se que o Leonardo é bem ativo fisicamente, o que compensa a bebida que ele toma. Mas de uma forma geral sugiro que o indivíduo reserve fins de semana ou ocasiões especiais para ingerir álcool, alterne sempre esse consumo com água e que preste atenção nos acompanhamentos”, diz a nutricionista. Portanto, nada de frituras ou petiscos muito calóricos.

Mas e a barriguinha de chope?

Acredite se quiser, mas não há estudo que comprove uma relação de causa e efeito da cerveja com uma maior circunferência abdominal. “A questão é que os homens tendem a acumular gordura mais na região do abdômen, enquanto as mulheres acumulam em regiões periféricas, como braço, pernas e mamas”, explica Fujiwara.

“A barriga de chope seria mais uma questão de excedente de energia que o corpo estoca. Se a pessoa consegue equilibrar a energia da cerveja e da alimentação, ela não terá esse acúmulo de gordura”, diz a nutricionista.

Mas não pense que o álcool não engorda e você consegue queimar suas calorias com exercício. “O álcool não é uma boa fonte energética, suas calorias são ruins para o organismo. Até é possível gerar combustível a partir dele, mas suas calorias são mais armazenadas (em forma de gordura) do que utilizadas pelo corpo”, diz Celso Cukier, nutrólogo do Hospital São Luiz.

A dica, como sempre, é equilíbrio. Você não precisa deixar de beber socialmente, mas se quiser emagrecer, faça como o Leonardo e equilibre a saideira com muito exercício e uma alimentação saudável. 

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube