Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Uso excessivo de mídias digitais pode aumentar déficit de atenção em jovens

Os pesquisadores acompanharam 2587 adolescentes por dois anos e analisou a influência das mídias atuais - iStock
Os pesquisadores acompanharam 2587 adolescentes por dois anos e analisou a influência das mídias atuais Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

19/07/2018 12h40

Não é de hoje que os jovens estão cada vez mais conectados. Na palma da mão deles está a série favorita para assistir, a foto para postar nas redes sociais e a vida de famosos e amigos para seguir. Assim, as horas voam e os longos períodos no mundo digital passam desapercebidos. E o uso excessivo dessas plataformas pode afetar principalmente a parte cognitiva, de acordo com cientistas. 

Em um novo estudo, feito pela Universidade da Califórnia do Sul, nos Estados Unidos, e publicado no JAMA, pesquisadores mostraram que o alto uso de conteúdo digitais pode aumentar o risco de transtorno de déficit de atenção (TDAH) e hiperatividade entre os adolescentes.

Veja também

Durante o trabalho, os pesquisadores acompanharam 2587 estudantes com idade entre 15 e 16 anos, durante dois anos, que não apresentavam sintomas ou diagnóstico de TDAH. 

Depois de fazer algumas perguntas, os cientistas classificaram os jovens de acordo com a frequência de uso de mídia em três categorias: sem uso, uso médio e alto uso. Resultado: 9,5% dos adolescentes que apresentaram alto uso em metade das plataformas pesquisadas apresentaram sintomas de TDAH; e 10,5% dos jovens com alto uso em todas as mídias desenvolveram sintomas de TDAH. Na outra ponta, 4,6% dos voluntários sem uso frequente das mídias digitais desenvolveram o transtorno.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube