Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Remédio já existente no mercado pode ajudar a tratar câncer cerebral

Droga pode inibir a ação do TMZ, glaucoma e até convulsões - iStock
Droga pode inibir a ação do TMZ, glaucoma e até convulsões Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

15/07/2018 10h32

Cientistas da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, descobriram que a droga temozolomida (TMZ), que modifica o DNA e age na expansão e crescimento de tumores, pode ser neutralizada por outro medicamento já existente no mercado.

A acetazolamida - um medicamento comumente usado para tratar a doença da altitude e outros problemas de saúde, como o glaucoma e até convulsões - pode neutralizar a resistência oferecida pelas células de glioblastoma, aumentando assim o efeito da TMZ.

Leia também:

De acordo com os pesquisadores, a descoberta é extremamente importante já que, em alguns casos, as células tumorais são capazes de resistir à ação da droga.

O diretor do estudo Bahktiar Yamini explica que, se as novas descobertas se mantiverem fortes, a acetazolamida seria uma ajuda terapêutica muito conveniente, já que é "barata de fabricar, fácil de tomar e tem efeitos colaterais limitados".

A equipe de pesquisa descobriu que pacientes com essa forma agressiva de câncer cerebral tendem a ser resistentes ao tratamento com TMZ se tiverem altos níveis de LLC / linfoma 3 (BCL-3), uma proteína capaz de neutralizar a ação do medicamento quimioterápico.

Para testar a eficácia da proteína, os cientistas realizaram testes em animais. Os pesquisadores descobriram que alguns ratos foram curados, enquanto outros animais viram um aumento de 30 a 40% no tempo de sobrevivência após o tratamento de combinação.

Em sua pesquisa preliminar, os médicos descobriram que indivíduos com níveis mais baixos de BCL-3 também tinham taxas de sobrevivência mais longas após o tratamento com TMZ, em comparação com outros pacientes com altos níveis dessa proteína.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube