Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Fazer musculação também reduz ansiedade e depressão, confirma estudo

 Segundo a OMS, 5,8% da população brasileira sofre com depressão - iStock
Segundo a OMS, 5,8% da população brasileira sofre com depressão Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

12/07/2018 12h58

Não é de hoje que a prática regular de atividade física é considerada uma ótima alternativa para aliviar a depressão e a ansiedade. No entanto, esse benefício dos exercícios sempre foi associado aos treinos aeróbicos, que estimulam a produção de neurotransmissores quem melhoram o humor e o bem-estar. 

Agora, um estudo publicado no periódico JAMA  Psychiatry confirmou que exercícios de força --como a musculação -- também são capazes de minimizar sintomas depressivos

O mecanismo que faz com que o levantamento de peso melhore nosso estado de humor não está totalmente claro ainda. Lindsey  Brooke Hopkins, psicóloga da Universidade de Oakland, nos Estados Unidos, que estuda o efeito do exercício na saúde mental, diz que é uma combinação de mudanças biológicas e psicológicas.

Veja também:

Segundo a pesquisadora, o esforço exigido no treinamento com pesos ajuda você a aprender a "suportar o desconforto físico e emocional". Isso vai de encontro com o objetivo de abordagens clínicas para tratar a depressão, como a terapia cognitivo comportamental.

Segundo a OMS, 5,8% da população brasileira sofre de depressão. O Brasil é o país com maior número de casos da doença na América Latina, e o segundo com maior prevalência nas Américas.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube