Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Uma leve caminhada já evita que mulheres engordem muito ao parar de fumar

Estudo mostrou que ser só um pouquinho mais ativa após abandonar o cigarro minimiza o ganho de peso - iStock
Estudo mostrou que ser só um pouquinho mais ativa após abandonar o cigarro minimiza o ganho de peso Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

12/07/2018 16h29

Você deve conhecer alguém que diz que não para de fumar pois tem medo de engordar, certo? Pois saiba que essa não é uma desculpa tão forte assim.

Em um estudo da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, mulheres que largaram o vício após a menopausa conseguiram minimizar o ganho de peso com um aumento pequeno na atividade física semanal. 

Veja também:

Os cientistas acompanharam cerca de 4700 mulheres durante três anos. Em média, as voluntárias que deixaram de fumar ganharam 3,5 kg nesse período.

Os melhores resultados foram observados em mulheres que além de abandonar o cigarro praticaram 150 minutos de exercício moderado por semana, que praticamente não engordaram. No entanto, aquelas que tiveram um aumento pequeno na atividade física --algo como caminhar cerca de 15 minutos a mais por dia -- apresentaram um ganho de peso de 2,5 kg.

Esse aumento foi considerado não significativo ao ser comparado com o ganho de peso de quem continuou fumando, que foi semelhante

“O estudo mostrou que ser ativo depois de abandonar o vício ajuda a reduzir o ganho de peso, independentemente da quantidade de atividade física antes", conclui JoAnn  Pinkerton, um dos autores do trabalho.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube