Topo

Tudo sobre Diabetes

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Remédio para pressão alta pode tratar diabetes tipo 1

A droga melhora a função das células beta, produtoras de insulina - iStock
A droga melhora a função das células beta, produtoras de insulina Imagem: iStock

Do VivaBem

11/07/2018 11h51

Um novo estudo publicado no periódico Nature Medicine na segunda (9) descobriu que o verapamil, um medicamento usado para tratar pressão alta, também pode ser eficaz na estabilização dos níveis de açúcar no sangue em pacientes com diabetes tipo 1, melhorando a sobrevivência e a função das células beta, produtoras de insulina.

"Esta é a primeira indicação de que temos algo em mãos que age de maneira muito diferente de qualquer tratamento para diabetes atualmente disponível, e nos permite melhorar a função das células beta do próprio paciente", diz Anath Shalev, autora do estudo e professora de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo da Universidade do Alabama em Birmingham, nos Estados Unidos.

Veja também:

Para chegar a essa conclusão, Shalev e sua equipe fizeram um experimento com 24 pacientes adultos que desenvolveram diabetes tipo 1 nos últimos três meses. Os resultados mostraram que, se o verapamil é tomado junto com a insulina, os pacientes precisam de menos insulina diariamente, têm menos episódios de hipoglicemia e mantêm bom controle glicêmico.

Shalev disse que, embora o verapamil seja aprovado apenas para reduzir a pressão arterial, ele é barato e está amplamente disponível para o público. Segundo ela, estudos anteriores mostraram que a droga pode melhorar as condições dos pacientes com diabetes tipo 2 também.

Agora, os pesquisadores querem expandir o estudo para incluir mais pacientes, especialmente crianças mais novas.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook ? Instagram ? Youtube