Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde

Tomar mel com limão é bom mesmo para aliviar a tosse?

Pergunte ao VivaBem - mel com limão
Imagem: Fernanda Garcia/VivaBem

Gabriela Ingrid

Do VivaBem

10/07/2018 04h00

"Vivo tossindo. A famosa mistura de mel com limão é eficiente para acabar com o problema?"

A tosse é um reflexo normal de defesa do corpo humano. As terminações nervosas do sistema respiratório são muito sensíveis, por isso tossimos toda vez que alguma substância nociva ou irritante entra nas vias aéreas.

Além de ser um sintoma de doenças mais graves como tuberculose, embolia pulmonar e câncer de garganta, a tosse também surge em gripes e resfriados. Nestes últimos casos, o tratamento costuma ser mais simples e pode ser feito com remédios caseiros, como mel com limão.

Veja também:

A combinação realmente possui seus benefícios. Além de ter fitonutrientes como flavonóides, o mel com limão é fonte de vitaminas B e C. Esses nutrientes fortalecem o sistema imunológico e possuem efeitos antioxidantes. Ou seja, atuam contra os radicais livres, reduzindo o processo inflamatório. Mas esses efeitos têm maior relação com o processo de evitar gripes e resfriados do que combater a tosse em si.

Por anestesiar as terminações nervosas em um breve período de tempo, o mel tem um efeito muito fugaz no alívio do problema, funcionando apenas para quadros muito leves e iniciais. O limão, por sua vez, pode piorar infecções. Como a boca trabalha em meio alcalino e as bactérias e os vírus se desenvolvem em meio ácido, a fruta ajuda as bactérias a sobreviverem.

Se a tosse for seca e causada por irritações, o ideal é fazer gargarejo com uma mistura de bicarbonato de sódio, água e sal, de três a quatro vezes por dia. Mas se os sintomas incluírem febre, mal-estar, secreção amarelada, rouquidão, e persistirem por mais de dois dias, é melhor procurar por um médico.

Fontes: Jamal Azzam, otorrinolaringologista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial; Marcelo Mello, otorrinolaringologista do Hospital CEMA.

Quais são suas principais dúvidas sobre saúde do corpo e da mente? Mande um e-mail para pergunteaovivabem@uol.com.br. Toda semana, os melhores especialistas respondem aqui no VivaBem.

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube