Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Em busca de um treino em grupo? Veja como encontrar a modalidade certa

Aulas de HIIT podem ser uma boa opção para quem quer ganhar resistência e definir o corpo - iStock
Aulas de HIIT podem ser uma boa opção para quem quer ganhar resistência e definir o corpo Imagem: iStock

Marcelle Souza

Colaboração para o VivaBem

10/07/2018 04h00

Dinâmicos, os treinos em grupos são ótimos para manter a motivação em alta para malhar, além de trazerem benefícios tanto para quem quer perder peso quanto para quem deseja ganhar músculos ou melhorar em um determinado esporte.

Mas, para garantir essas vantagens, você precisa escolher uma modalidade que combine com seu perfil. A seguir, damos algumas dicas para encontrar a atividade física certa.

Veja também:

Descubra o que você gosta de fazer

Quem curte exercícios mais descontraídos pode optar por aulas de dança, jumping ou esportes coletivos, por exemplo. Já quem gosta de se sentir desafiado provavelmente vai se dar melhor com crossfit, treinamento militar ou aulas de HIIT (treino intervalado de alta intensidade). Por fim, aqueles que são mais centrados ou buscam relaxar costumam se dar melhor com métodos como pilates e ioga. Sabendo do que você gosta, é mais fácil decidir entre tantas opções.

Defina o seu objetivo na academia

Se o seu foco é ganhar força, invista em aulas de funcional ou crossfit, por exemplo. Aulas de spinning, de corrida e de remo são boas opções para aumentar a resistência física. Já exercícios de alongamento e liberação miofascial ajudam a melhorar a flexibilidade e a recuperação após atividades intensas. Mas se o seu foco é aprimorar o condicionamento geral, o HIIT ou treinos que combinam exercícios aeróbicos e de força podem ser ideais. Converse com o coordenador da academia para entender melhor o que cada aula oferece e escolher a sua. 

Verifique a sua disponibilidade de horário

Aula academia, salto, treino, exercício - iStock - iStock
Avalie os horários oferecidos pela academia e escolha uma aula que realmente dê para encaixar na sua rotina
Imagem: iStock
Avalie a grade da academia, a sua rotina e seja realista. Sua agenda deve permitir que você consiga participar de todas as aulas --ou pelo menos da grande maioria. Às vezes, não adianta se inscrever para uma aula que começa às 18h30 se você trabalha até as 18h, por exemplo. Trânsito ou qualquer imprevisto no escritório podem fazer você perder vários treinos e, consequentemente, a motivação. 

Outro exemplo: se você é fã de futebol, talvez não compense fazer parte de uma turma que treina quarta-feira à noite, pois rodadas decisivas da Libertadores ou do Brasileirão podem fazer com que você não apareça nas aulas por semanas...   

Observe se você pode fazer essa aula 

É muito importante verificar se a prática exige um condicionamento físico prévio ou é para pessoas de todos os níveis. Se não tiver preparado para encarar os treinos, você pode sofrer com dores musculares intensas ou não acompanhar a turma e desistir logo da aula. Mais: caso tenha você tem alguma restrição ou problema de saúde, consulte o seu médico e o educador físico para saber se é possível fazer adaptações em determinados movimentos.

Faça uma aula teste

Antes de contratar um plano anual na academia, tire uma prova e veja se a aula é mesmo tão animada quanto parece, se o professor atende às suas expectativas e se você está apto a praticar aquele exercício. Não tenha vergonha de experimentar várias modalidades até encontrar aquela que mais agrada você. 

Fontes: Fábio Ferreira, educador físico e treinador da Bio Ritmo Academia; Denis Timote da Silva, educador físico da Needs Academia; Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da academia Cia Athletica

Siga o VivaBem nas redes sociais
Facebook • Instagram • Youtube