Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


A sensação de acordar com o "pé esquerdo" pode mesmo tornar seu dia ruim

Você já acorda estressado e pessimista? Ciência explica por que isso pode acontecer - iStock
Você já acorda estressado e pessimista? Ciência explica por que isso pode acontecer Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

05/07/2018 16h23

Sabe aquele dia em que você acorda com o "pé esquerdo" e sabe que algo de errado vai acontecer? Essa expectativa de um possível estresse pode afetar o funcionamento do seu cérebro e fazer com que realmente as próximas horas sejam ruim, apontam novas pesquisas da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.

"Os seres humanos podem pensar e antecipar as coisas antes que elas aconteçam, o que pode nos ajudar a preparar e até prevenir certos eventos", explica um dos pesquisadores, o psicólogo cognitivo Jinshil Hyun. Mas este estudo sugere que essa habilidade também pode ser prejudicial à sua função diária de memória, independentemente de os eventos estressantes realmente acontecerem ou não."

Veja também:

Para testar sua hipótese, a equipe de cientistas recrutou 240 pessoas com idade entre 25 e 65 anos, que participaram de um experimento de duas semanas. Todos os dias, os voluntários respondiam sobre seu nível de estresse em um app para smartphone.

De manhã, o alerta perguntava se os voluntários esperavam que o dia fosse estressante. Depois, cinco vezes ao longo do dia, eles avaliavam seu nível de estresse. À noite, respondiam se achavam que o dia seguinte seria estressante.

Além de medir sua tensão atual ou antecipada, cada membro do grupo também teve de completar um número de testes de memória durante o dia, em que foram desafiados a lembrar arranjos de pontos em uma grade.

No final do experimento, os cientistas descobriram que níveis mais altos de antecipação do estresse pela manhã estavam associados a uma pior memória de trabalho no final do dia

Quanto a acordar com o pé esquerdo, os resultados foram significativos, o que os pesquisadores atribuem ao que chamam de "esgotamento de atenção" --com pensamentos estressantes estragando nossos recursos de atenção e prejudicando o desempenho cognitivo que exige atenção.

"É importante ressaltar que o efeito da antecipação do estresse foi além do efeito de eventos estressantes relatados como tendo ocorrido. Indicando que os processos antecipatórios podem produzir efeitos sobre o funcionamento independentemente da presença de um estressor externo."

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube