Topo

Pergunte ao VivaBem

Os melhores especialistas tiram suas dúvidas de saúde


Por que sinto vontade de fazer xixi enquanto estou no banho?

Peter Cade/Getty Images
Imagem: Peter Cade/Getty Images

Colaboração para VivaBem

02/01/2023 04h00

Debaixo d'água (no chuveiro, na banheira, numa piscina ou no mar), a tendência é nos sentirmos confortáveis e relaxar. Esse estado de tranquilidade atinge também o esfíncter uretral, estrutura muscular que controla a nossa capacidade de segurar a urina. Por isso, uma vez relaxado, a vontade de esvaziar a bexiga, mesmo que ela não esteja muito cheia, é certa.

Outro motivo tem a ver com um condicionamento de comportamento. Se você cria o hábito, desde pequeno, de urinar no banho, será induzido a sentir essa vontade toda vez que ligar o chuveiro e entrar no boxe. Nenhuma dessas causas, no entanto, interfere na filtração de sangue pelos rins, ou seja, na formação da urina.

Ter vontade de fazer xixi ao abrir a torneira também tem relação com a memória cerebral: o barulho da água na pia se assemelha ao do xixi e isso é interpretado pelo cérebro como um estímulo para iniciar o comportamento de urinar.

Fontes: Alex Meller, médico assistente da disciplina de urologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e José Eduardo de Carvalho, professor de fisiologia animal comparada no Departamento de Ciências Biológicas da Unifesp.