Topo

#SemFrescura: quer doar sangue? Sua vida sexual e seu lazer importam

Maria Júlia Marques

Do VivaBem, em São Paulo

25/06/2018 04h00

Tem quem ache que o processo de doação de sangue é muito rigoroso e cheio de critérios esquisitos. Mas não é bem assim. Os médicos afirmam que cada ponto faz sentido e tudo é arquitetado para que só sangue excelente chegue até quem precisa de transfusão.

Quer entender os critérios? A gente ajuda.

Quem fez piercing ou tatuagem, por exemplo, vai ser vetado. “Se furar” exclui o voluntário por um ano para evitar transmissão de hepatite C e B, e HIV.

Está saindo demais com os "matches" do Tinder? Pode ser um problema na doação. Quanto mais parceiros sexuais, maior o risco de IST, então quem teve mais de dois crushs por ano não é liberado para doar.

Também é importante olhar o passaporte. Se você foi para alguma área epidêmica nos últimos 30 dias você pode ser excluído.

Veja mais explicações para cada questão da doação de sangue no vídeo acima, com dicas de Tatiana Covas, hematologista do complexo hospitalar Edmundo Vasconcelos que administra o banco de sangue de São Paulo, Cárlei Godinho, hematologista do Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Silvano Wendel Neto, diretor do Banco de Sangue do Sírio Libanês.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube