Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Fazer 17 mil abdominais queima só 1 kg de gordura; como perder a barriga?

Para eliminar a barriga você precisa ter uma dieta adequada e fazer os exercícios certos - iStock
Para eliminar a barriga você precisa ter uma dieta adequada e fazer os exercícios certos Imagem: iStock

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

25/06/2018 04h00

Algumas pessoas acham que fazer abdominais é a melhor forma de acabar com a gordura da barriga. Porém, saiba que esses exercícios estão bem longe de ser os melhores para emagrecer.

Ao executar o abdominal tradicional --aquele em que deitamos no chão e flexionamos o tronco --, você recruta poucos músculos e gasta pouca energia. "De acordo com cientistas, é preciso realizar aproximadamente 17.500 abdominais para queimar 1 kg de gordura, o que demoraria umas 8 horas", explica Vinícius Possebon, graduado em educação física pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e criador do programa de treino Q48Abs. 

Veja também:

Grosso modo, para eliminar 1 kg de gordura, você precisa gastar 7.700 calorias a mais do que ingere. “É importante ressaltar que é impossível conseguir isso em apenas um dia, e a meta deve ser buscada em longo prazo", destaca Paulo Roberto Correia, fisiologista do exercício e genética do esporte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Como eliminar a barriga então? 

Aula academia, agachamento, treino, exercício - iStock - iStock
O agachamento trabalha vários músculos e por isso proporciona um grande gasto calórico
Imagem: iStock
O principal para perder gordura e emagrecer é seguir uma dieta apropriada, mas o treino certo pode ajudar. Em vez de focar em exercícios isolados, como os abdominais, você precisa fazer movimentos que trabalham diversas partes do corpo de uma só vez, como corrida, agachamento, burpee, remadas

"Exercícios que recrutam vários grupos musculares ao mesmo tempo proporcionam alto consumo calórico e de oxigênio. Além disso, provocam um grande desgaste no organismo, fazendo com que o metabolismo fique acelerado por mais tempo para se recuperar", afirma Erico Caperuto, educador físico e professor do Programa de Qualidade de Vida e Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

Além disso, trabalhar músculos grandes (pernas, peitos e costas) contribui para o aumento da produção de hormônios como a testosterona, a adrenalina e a noradrenalina, que são capazes de ajudar, em longo prazo, na redução de gordura corporal.

Foque na alta intensidade 

corrida, esteira, mulher - iStock - iStock
Atividades intensas mantêm os batimentos cardíacos acelerados e consomem bastante energia
Imagem: iStock
De acordo com Correia, outra maneira de proporcionar grande gasto energético é manter a frequência cardíaca elevada durante toda a atividade física. Na musculação, é possível conseguir isso fazendo os exercícios em circuito. Nesse tipo de treino, você executa as repetições de um movimento e passa imediatamente para o próximo, sem descansar. Aí, ao terminar o último exercício do circuito, dá uma pausa e repete a sequência. 

O Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT), em que você realiza alguns segundos de um exercício na maior intensidade que puder e depois tem um descanso curto, também é indicado para detonar gordura. O método pode ser aplicando tanto em atividades aeróbicas (corrida, bike, remo) quanto de força (agachamento, flexão de braços). 

“Estudos apontam que esse tipo de treinamento dá mais resultados do que passar horas na academia, justamente por aliar o trabalho de força de praticamente todos os músculos com o treino aeróbico, o que provoca alterações no metabolismo que o deixam acelerado por mais tempo", explica Possebon.

De acordo com Rodolfo Raiol, professor de educação física e coordenador de pós-graduação do Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), modalidade como lutas e crossfit também tendem a ser intensas e trabalhar vários músculos de uma só vez

Como você pode ver, há muitas opções eficientes para queimar. Procure a atividade que mais combina com você e busque especialistas capacitados para orientar seu treino e dieta. Assim, fica mais fácil alcançar emagrecer com saúde. 

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube