Topo

Jairo Bouer

Jairo, quero usar DIU, mas tenho medo de engravidar com o método. É seguro?

Do VivaBem, em São Paulo

21/06/2018 04h00

Nesta semana, a internauta afirma não querer mais tomar pílula, mas ter receio sobre o uso do DIU (dispositivo intrauterino). “Queria parar de tomar pílula, mas já ouvi casos de mulheres que engravidaram usando o DIU. Ele é seguro?”, questiona.

O especialista em sexualidade, Jairo Bouer, afirmou que o método é sim bastante seguro para a prevenção de gravidez indesejada. Jairo explica que existem dois tipos de DIU, o de cobre e o com hormônios. “A função é basicamente a mesma, mas eles agem por mecanismos diferentes”, disse.

O ideal é conversar com seu ginecologista para ver qual a melhor opção no seu caso. Por exemplo, é importante checar se o hormônio que dificulta a adaptação a pílula anticoncepcional não está presente no DIU com hormônios, o que faria o DIU de cobre ser mais adequado para você.

“O método tem que ser colocado pelo ginecologista, tem que ser avaliado de tempos em tempos e você tem que obedecer ao prazo de validade”, indicou o especialista. Além disso, se aparecer algum sintoma diferente, como corrimento, volte ao médico para ele corrigir e você confiar no tratamento.

Tem alguma dúvida? Mande um e-mail para o drjairobouer@uol.com.br. Acompanhe ainda o blog do Jairo Bouer. E, se você perdeu algum programa do @saúde, assista a outras edições.

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook  Instagram  YouTube