menu

Topo

Check-up VivaBem

Aqui boato não tem vez! Esclarecemos o que dizem por aí


Tomar água com açúcar acalma os nervos?

Check-up VivaBem - agua com açúcar
Imagem: Priscila Barbosa/VivaBem

Renata Turbiani

Colaboração para o VivaBem

20/06/2018 04h00

Beber água com açúcar em situações tensão é um costume bastante comum no Brasil, passado de geração em geração. Quase todo mundo já recorreu a essa mistura após receber levar um susto, não é mesmo? Mas é melhor buscar outro jeito de se acalmar com a "notícia ruim" que vamos dar: tomar água com açúcar não diminui em nada o nervosismo. 

Por que água com açúcar não acalma?

Segundo especialistas, a dupla não tem efeito sedativo algum. Na realidade, o açúcar pode até deixar as pessoas mais aceleradas. Quando ingerido, ele é rapidamente metabolizado no organismo e transformado em glicose, liberando energia para as células trabalharem.

O que, então, explica o uso da água com açúcar como calmante?

Alguns fatores podem explicar a crença de que esta combinação ajuda a acalmar os nervos. O primeiro deles é que o doce é muito associado à infância, já que o leite materno tem esse sabor e muitas mães também costumam dar um docinho para os filhos pararem de chorar. Portanto, a bebida açucarada pode realçar a memória afetiva e trazer sensação de conforto.

Outro ponto é o efeito placebo, ou seja, quando a pessoa acredita piamente no poder de algo. No caso da água com açúcar, quem bebe, normalmente, tem certeza de que irá ficar mais calmo, e acaba ficando. Por fim, como o açúcar é um carboidrato, facilita a entrada no cérebro de um aminoácido chamado triptofano. Trata-se de um dos componentes que atuam na ativação da serotonina, neurotransmissor associado ao prazer e bem-estar --por conta disso, ao tomar a mistura, a pessoa pode até ficar mais tranquila, mas apenas momentaneamente.

Combinação calórica e sem nutrientes

Além de ser um alimento sem vitaminas e minerais importantes para a saúde, a água com açúcar pode trazer prejuízos na balança se ingerida regularmente em grande quantidade. Só para se ter uma ideia, 1 grama de açúcar tem 4 calorias. Normalmente, em situações de estresse, toma-se um copo de água com 15 a 30 gramas da substância, o que oferece de 60 a 120 calorias.

É preciso destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcar adicionado --aquele que você coloca na água, no café, em receitas -- não ultrapasse 10% do total de calorias ingeridos diariamente. Isso equivale a 50 gramas --cerca de cinco colheres de sopa ou ¼ de xícara -- do alimento. Além disso, os portadores de diabetes, em especial o do tipo 1, devem passar longe dessa mistura, assim como os hipoglicêmicos. Isso porque o açúcar pode alterar o nível de glicose no sangue.

Substitutos saudáveis da água com açúcar

Ao passar por um momento de grande estresse, no lugar da água com açúcar, você pode utilizar elementos mais naturais e saudáveis. Entre os com propriedades calmantes comprovadas, destaque para o maracujá, que pode ser consumido na forma de suco concentrado, e os chás, em especial os de camomila, erva-doce e erva-cidreira. 

O que também ajuda a aliviar a tensão são exercícios de respiração, meditação e atividade física, como ioga e corrida. Nos casos em que o nervosismo é algo recorrente, aí a recomendação é procurar ajuda de um especialista em saúde mental --psiquiatra ou psicólogo. Só ele é capaz de descobrir as causas e indicar o melhor tratamento.

Fontes: Andrea Pereira, nutróloga da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran); e Rita Calegari, psicóloga da rede de Hospitais São Camilo de São Paulo

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube