Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Treinos que unem futebol e exercício funcional queimam até 800 calorias

Juliana Vaz

Colaboração para o VivaBem

20/06/2018 04h00

Não há o que discutir: em época de Copa do Mundo é quase impossível não se empolgar com o futebol. Outro inquestionável sobre o esporte é que ele exige um bom preparo físico. É preciso ter pernas fortes para chutar a bola, agilidade para os dribles e muito fôlego para correr quilômetros durante a partida.

Com foco em melhorar o condicionamento físico do grupo de amigos sedentários de seu time de várzea, o educador físico Eduardo Vela e o empresário Guilherme Prado, criaram o CrossFut. Intenso, o método combina fundamentos do futebol com exercícios funcionais. Ele trabalha força, resistência, agilidade e melhora a forma física de quem quer entrar em forma, mas passa longe da academia.

Veja também:

Como é o treino?

CrossFut altinha mulher - Divulgação/CrossFut - Divulgação/CrossFut
As mulheres já são grande maioria nas aulas de CrossFut e têm habilidade com a bola no pé
Imagem: Divulgação/CrossFut
No CrossFut, os alunos fazem exercícios com elásticos de resistência, anilhas de até 5 kg, cones e, claro, a bola de futebol. A atividade é dividida em dois tempos de 30 minutos e queima até 800 calorias

Os primeiros 30 minutos são de exercícios aeróbicos, como movimentação lateral, corda naval, corrida em zigue-zague nos cones e muita bola, para melhorar a resistência e a agilidade. Na segunda parte, são realizados exercícios para fortalecer abdômen, pernas, braços e costas, como pranchas, agachamento, flexões, remadas.

CrossFut prancha - Divulgação/CrossFut - Divulgação/CrossFut
O CrossFut combina exercícios de força, como a prancha, com chutes, dribles e outros movimentos do futebol
Imagem: Divulgação/CrossFut
As aulas são supervisionadas por até três treinadores e não há contraindicação, mas casos de lesão ou reabilitação são acompanhados individualmente, com adaptações de determinados exercícios.

Apesar do CrossFut ter surgido para os marmanjos conseguirem correr mais na pelada do fim de semana, as amigas, esposas e namoradas dos jogadores dominaram as aulas --dentre os alunos, 70% são mulheres, e muitas nunca tiveram antes contato com o futebol. “Hoje, muitas fazem embaixadinha e vão ao estádio ver as partidas ao”, destaca o Eduardo Vela. 

Dos campos para a academia

Fut Trainning abre - Divulgação/Fut Trainning - Divulgação/Fut Trainning
As aulas do Fut Trainning duram 45 minutos e queimam cerca de 300 calorias
Imagem: Divulgação/Fut Trainning
Outra aula que mistura futebol e treino funcional é o Fut Trainning, novidade criada pela rede de academias Competition (SP). Nela, os exercícios de força são alternados com movimentos de cabeceio, drible, domínio de bola e finalização, para trabalhar a resistência aeróbica e os músculos. 

No treino de 45 minutos, os alunos fazem um circuito com quatro a seis exercícios --o número varia de acordo com o objetivo do dia), que é capaz de queimar cerca de 300 calorias. "Em um mês de treinamento, já é possível notar a silhueta mais enxuta e a melhora na coordenação motora e agilidade", acredita Carlos Couto, coordenador de esportes da academia. Não há restrição de idade. Idosos, adultos e jovens podem participar. 

VIVABEM NAS REDES SOCIAIS
Facebook • Instagram • YouTube