Topo

No supermercado

Um manual para te ajudar a comprar melhor


No supermercado

Quer um achocolatado saudável? Prefira os enriquecidos com nutrientes

Marcia Albuquerque/VivaBem
Imagem: Marcia Albuquerque/VivaBem

Thais Szegö

Colaboração para o VivaBem

18/06/2018 04h00

Este tipo de alimento é criticado por muitas pessoas por ele ser rico em açúcar e calorias. De fato não é indicado exagerar. Mas usado com cautela, ele pode conferir cor e sabor ao leite, facilitando a ingestão dessa ótima fonte de cálcio. O ideal é colocar apenas uma colher de sobremesa para cada copo da bebida e seguir algumas dicas na hora da compra. Veja quais são:

Vá de potes de lata ou plástico
O fato do achocolatado ser em pó aumenta a sua durabilidade na prateleira, já que a presença de água na formulação de um produto favorece o crescimento de micro-organismos indesejáveis. Mesmo assim, o seu contato com a luz, o oxigênio e a umidade do meio externo é prejudicial, pois pode deixá-lo empedrado e com sabor rançoso e isso acontece com mais facilidade quando ele é acondicionado em sacos.

Cheque o lacre
Além de analisar se todo o invólucro está 100% intacto, veja se há um lacre entre o pote e a tampa e se ele não foi violado.



Quatro tipos de achocolatados em pó estão disponíveis nas gôndolas atualmente: normal, light, diet e enriquecido

Aposte nos que contam com nutrientes extras
Eles costumam receber doses de cálcio, ferro, vitaminas A, do complexo B, C e D e zinco, entre outros e ganham pontos extras nesses casos, pois a população apresenta muitas deficiências nutricionais. O ferro, por exemplo, é ingerido em quantidades abaixo das indicadas em 25% dos brasileiros. A vitamina A também não chega aos níveis recomendados, especialmente nas crianças. Mas é bom que os produtos ofereçam no mínimo 15% do valor recomendado diário dessa substância para fazer diferença de fato na alimentação, o que pode ser checado na tabela nutricional no item %VD. Os achocolatados com porções extra de fibras também são bem-vindos.

Compare o diet e o light
A denominação light é dada a produtos que têm redução de pelo menos 25% em um nutriente. Já os diet são isentos de algum dos elementos. No caso dos achocolatados essas expressões podem se referir ao açúcar ou à gordura, por isso, se você tem alguma restrição, é diabético, por exemplo, é importante checar a lista de ingredientes. Se a questão é a quantidade de calorias, confira a porção de gorduras totais na tabela nutricional e sempre os compare com os achocolatados convencionais, pois, quando há redução no açúcar pode haver alteração na textura do produto, o que em muitos casos é compensada com a adição de mais gordura, fazendo com que o alimento fique ainda mais calórico do que os normais.

Cheque a lista de ingredientes
Os achocolatados em pó costumam ter muito açúcar e infelizmente ainda não é obrigatória a declaração da quantidade dessa substância na embalagem do produto, mas dá para se ter uma noção olhando a lista de ingredientes e conferindo qual está em primeiro lugar, já que eles são apresentados em ordem decrescente, ou seja, o que está presente em maior quantidade vem primeiro.

Confira se ele tem fibras alimentares na composição
A inulina, polidextrose, goma guar parcialmente hidrolisada e maltodextrina resistente são alguns dos nomes dessas substâncias que, além de auxiliar na saúde intestinal, conferem sabor adocicado ao produto, possibilitando a redução na quantidade de açúcar. Mas ainda assim é preciso ter cuidado, pois mesmo o que parece ter sofrido uma grande redução nessa substância, o que pode ser até acima de 30%, ainda pode ser muito rico em açúcar - em uma colher de sopa rasa, o que corresponde a 9,5 gramas, normalmente se encontra 6,3 gramas desse pozinho, em média.

Mapa do rótulo
- Tipo do produto normal, diet, light ou enriquecido
- Quais são os nutrientes adicionados
- Se ele tem fibras alimentares na composição

No contra-rótulo
- Quantidade de gordura
- Lista de ingredientes

Informação nutricional

Versão tradicional (porção de 9,5 g - 1 colher de sopa)
- Calorias: 37 kcal
- Açúcares: 7,5 gramas
- Gorduras totais: 0,25 gramas
- Carboidratos: 8,5 gramas
- Sódio: 6 miligramas

Light (porção de 9,5 g - 1 colher de sopa)
- Calorias: 33 kcal
- Açúcares: 6,3 gramas
- Gorduras totais: 0 gramas
- Carboidratos: 7,2 gramas
- Sódio: 15 miligramas

Diet (porção de 9,5 g - 1 colher de sopa)
- Calorias: 31 kcal
- Açúcares: 0 gramas
- Gorduras totais: 0,6 gramas
- Carboidratos: 5,2 gramas
- Sódio: 19 miligramas

Fonte ouvida pelo VivaBem: Georgia Castro, engenheira de alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e doutora em nutrição pela Universidade Federal de Campinas e pelo INRA, na França.

No supermercado